Copa dos Campeões


Champions League 1997-1998: O Real Madrid volta a vencer a Liga dos Campeões




Antes do início da temporada 1997/98, foram feitas alterações que mudariam o formato da Liga dos Campeões da Europa para sempre. Não era mais uma competição apenas com os campeões nacionais e o atual Campeão. Agora, o vice-campeão das oito Ligas melhores classificadas no Ranking da UEFA também teria a oportunidade de competir pela taça mais cobiçada da Europa. E assim, Barcelona, ​​Newcastle, PSG, Parma, Feyenoord, Sporting de Lisboa e Bayer Leverkusen acabaram ganhando vagas na fase de qualificação do torneio. 


O grande fato da fase de qualificação ficou por conta do Paris Saint-Germain, que perdeu por 3 x 2 na Romênia para o Steaua Bucareste no jogo de ida. Só que após a partida, verificou-se que o zagueiro Laurent Fornier deveria ter cumprido uma suspensão neste jogo. Em consequência, o PSG foi punido, e uma vitória por 3 x 0 para os romenos foi decretada. Destemido, no entanto, o PSG reagiu, marcando quatro gols no primeiro tempo do jogo de volta e vencendo por 5 x 0, garantindo-se assim na fase de grupos.


No total,  24 equipes participaram da fase de grupos, divididas em seis grupos de quatro times. Passavam para a segunda fase os líderes de chave e mais os dois melhores times que tivessem terminado na segunda colocação de seus respectivos grupos.

O atual Campeão Borussia Dortmund ficou na chave A, que era uma chave muito forte, pois ainda tinha o Parma, o Galatasaray e o Sparta Praga. Mas, mesmo assim os alemães garantiram a classificação.

No Grupo B, avançaram Manchester United e Juventus; No Grupo C, avançou o Dynamo de Kiev; No Grupo D, o Real Madrid avançou sozinho, deixando para trás Rosenborg, Olympiacos e Porto. No Grupo E, o Bayern de Munique foi quem passou, e no grupo F, Bayer Leverkusen e Monaco, seguiram adiante.

Nas quartas-de-final, tivemos o Real Madrid eliminando o Bayer Leverkusen, a Juventus eliminando o Dynamo de Kiev, o Borussia Dortmund eliminando o Bayern de Munique, e o Monaco, de David Trezeguet, tirando o Manchester United da Competição.

As semi-finais reservaram dois jogões. A Juventus goleou o Monaco por 4 x 1 na Itália, e perdeu por 3 x 2 na França, garantindo assim a classificação. O Real Madrid venceu por dois gols de diferença o Borussia Dortmund no Santiago Bernabéu, e segurou um empate com placar fechado na Alemanha, carimbando também o passaporte para a final, que era considerada um jogo dos sonhos, pelo nível dos dois participantes.


Se nas Décadas de 1950/60, o Real Madrid faturou seis Ligas dos Campeões, o clube teve um jejum de 32 anos sem levantar a taça mais cobiçada da Europa. Assim como posteriormente o clube buscou como se fosse um mantra a consolidação do projeto "La Decima", em 1998 , o clube sonhava com “La septima".

O Real Madrid x Juventus entregou quase tudo que dele se esperava. Enquanto a Juventus atuou em um 3-4-2-1 e tomou a iniciativa do jogo, o Real foi num 4-3-1-2. O grande duelo individual se deu entre o lateral-direito bianconero Di Livio, e o brasileiro do Real Roberto Carlos. A Juve era melhor, e sabedor disto, o Real procurou jogar na superação, com jogadores como Seedorf e Karembeu tomando características diferentes da habitual, para parar um meio-campo da Juve que tinha sua classe personificada em Zidane. A Juventus foi melhor na partida, mas deperdiçou muitas chances com Inzaghi.

Quando esteve melhor em campo, o Real foi mais contundente. E veio dos Balcãs o autor do gol desta final. Mijatovic marcou um golaço para dar o título da Liga dos Campeões da Europa ao Real Madrid, 32 anos depois da última conquista. Era o fim de um jejum, e o recomeço de uma era vitoriosa.







Ficha Técnica 


Champions League 1997-1998 - Final


Real Madrid 1 X 0 Juventus 


Escalações 

Real Madrid: Ilgner, Sanchis, Panucci, Roberto Carlos, Raul (Amavisca), Hierro, Karembeu, Seedorf, Redondo, Mijatovic (Suker), Morientes (Jaime).

Juventus: Peruzzi, Torricelli, Montero, Juliano, Di Livio (Tacchinardi), Deschamps (Conte), Davids, Possetto (Fonseca), Zidane, Del Piero, Inzaghi.


Real Madrid vs Juventus 1998-05-20.svg


Gol: Predrag Mijatovic.

Árbitro:
Hellmut Krug (ALE).

Local:
Amsterdam Arena, na Holanda.

Artilheiro da Champions League 1997/98:
Alessandro Del Piero (Juventus) – 10 gols