O Milan é um dos clubes que mais montou grandes times, e justamente por isso, é heptacampeão Europeu. O Responsável pelas primeiras conquistas porém, foi o time da década de 1960, vencedor de duas edições. Treinado por Nereo Rocco, e armado no Clássico catenaccio, o Milan foi o primeiro clube italiano campeão da UEFA Champions League em 1962-1963, derrotando o Benfica de Eusébio na final de Wembley.

Nesta Liga dos Campeões 1962-1963, o Milan não teve dificuldades para chegar à decisão de Wembley. Eliminou com goleadas o Union Luxembourg-LUX, o Ipswich Town - ING, o Galatasaray e o Dundee -ESC. Com a tradicional sorte de campeão, o Rossonero viu o temido Real Madrid ser eliminado ainda na primeira fase, pelo Anderlecht, que caiu bravamente apenas nas semifinais, diante do Benfica.

A Final da Copa dos Campeões de 1963 colocou frente a frente dois grandes times, e dois grandes artilheiros: Eusébio e o artilheiro desta Edição José Altafini, o Mazzola, que ao todo marcou 14 gols em nove partidas, incluindo os dois do Milan na grande decisão. O Diávolo derrotou de virada o Benfica por 2x1, após Eusébio ter aberto o marcador para as águias.

Ficha Técnica:
Milan 2 X 1 Benfica 

Escalações:


Local: Wembley, Inglaterra
Gols: Eusébio aos 18´ (Benfica ); Altafini aos 58'e aos 62'
Árbitro: Arthur Holland (Inglaterra)