O Real Madrid foi campeão europeu pela terceira vez na temporada 1957-1958. Esta temporada ficou marcada pelo desastre aéreo de Munique que vitimou vários jogadores da equipe do Manchester United, que era um dos mais fortes times da época e ficou conhecido como os "Busby Babes". Os Red Devils haviam vencido o Estrela Vermelha, e na volta, o avião acabou fazendo uma escala para reabastecer na Alemanha. Infelizmente, acabou sofrendo um acidente na decolagem, e oito jogadores acabaram morrendo. Alguns deles, estão marcados para sempre entre os maiores nomes da história do Futebol Inglês, como Roger Byrne, Duncan Edwards e Tommy Taylor.

Mesmo sem boa parte do elenco e com o treinador Matt Busby gravemente ferido, o time encarou bravamente o Milan, de Juan Schiaffino e Ernesto Grillo nas semi-finais. Venceu por 2 X 1, na ida em Old Trafford, mas acabou caindo e sendo derrotado por 4 X 1 no San Siro. O Milan seguiu para a final do torneio, onde encarou o Real Madrid, na cidade de Bruxelas, na Bélgica.

Os Merengues haviam eliminado o R. Antwerp FC, o Sevilla e o Vasas para chegar a final. O bicampeão tinha um elenco ainda mais forte do que nos outros anos, e estava pronto para buscar o tri.

E o Tricampeonato do Real Madrid veio com uma vitória na prorrogação, com gol de Paco Gento, após um 2 X 2 no tempo normal. Di Stéfano, autor de um gol dos gols desta final, saiu da competição ainda mais afirmado como o melhor jogador do planeta, e uma lenda madridista.