O Shakthar Donetsk é notoriamente o clube mais brasileiro da Europa, especialmente se desconsiderarmos as equipes de Portugal, pátria mãe da Nação Tupiniquim. Nesta temporada, no entanto, a crise entre Ucrânia e Rússia e a luta contra separatistas na província de Donetsk aterrorizou os brazucas, que em sua maioria pediram para ir embora da equipe, com medo de ataques, como o que derrubou um avião em Julho. A verdade é que o Futebol não parou por causa da guerra, a Liga Ucraniana segue sendo disputada normalmente, e a presença das equipes do país nas competições da UEFA esta por enquanto mantida. Cabe ao Shakhtar Donetsk vencer o medo e encarar os gigantes do continente, para retomar as boas campanhas na Liga dos Campeões que a equipe vinha tendo.
Sempre buscando contratar jovens jogadores que se destacavam no Brasileirão, o time atualmente já conta com 12 jogadores nascidos no Brasil e parece que a obsessão não para por aí. Segundo a imprensa ucraniana, mais três brasileiros vestirão a camisa preta e laranja após as transferências desse verão na Europa.
Atualmente 13 brasileiros pertencem ao elenco do Shakhtar : Ismaily, Fred, Marlos, Fernando, Alex Teixera, Ilsinho, Douglas Costa, Luiz Adriano, Wellington Nem, Taison, Bernard e Dentinho. Também havia um argentino, Facundo Ferreyra, mas este , com medo dos ataques, pediu para ser emprestado ao Newcastle, da Inglaterra. A brasileirada forma a espinha dorsal da equipe do meio para frente, e não da para imaginar como a equipe comandada por Mircea Lucescu se viraria sem eles. Com a crise, vários atletas tiveram especuladas suas transferências para equipes do Oeste da Europa e até mesmo do Brasil. Para não perde-los, e correr o risco de uma queda técnica extrema, o Shakhtar fincou o pé, e disse desde o começo que só os liberaria por quantias milionárias, até porque dinheiro por lá, não é o problema.
Um dos mais cobiçados por gigantes da Europa, o meia-atacante Douglas Costa, que defendeu o Grêmio aqui no Brasil, é provavelmente a principal referência técnica da equipe. Lucescu fez questão de destacar isto ao declarar que seu pupilo era melhor que James Rodríguez, o colombiano artilheiro da última Copa do Mundo e recentemente contratado, sob muita badalação, pelo Real Madrid.
A temporada passada não foi nem de longe a melhor do Shkhtar Donetsk na Europa. O clube foi eliminado na primeira fase da Champions League, e no primeiro mata-mata da Europa League, caiu para o Viktória Plzen. Lógico que a crise no país atrapalhou a equipe, sobretudo na segunda ocasião, quando teve que jogar fora de seus domínios, mas o sinal de alerta foi ligado.
A chave H do Shakhtar não conta com um superpotência do atual futebol Europeu, mas tem além do BATE Borisov, duas boas equipes: Porto e Athletic Bilbao. Será o clube ucraniano capaz de superar os rivais e avançar de fase em meio a tantas dificuldades? Bem, ficaremos sabendo após o fim desta primeira fase...
Time-Base:
Técnico: Mirscea Lucescu
Movimentações na Janela de transferências
Vai: Vasyl Kobin (FC Metalist Kharkiv), Facundo Ferreyra (Newcastle United FC), Dmytro Grechyshkin (FC Chornomorets Odesa), Anton Shinder (FC Chornomorets Odesa), Eduardo (Flamengo), Tomáš Hübschman (FK Jablonec), Eduard Sobol (FC Metalurh Donetsk)
Lista de inscritos na Champions League 2014-2015:
Goleiros
30 - Andriy Pyatov
32 - Anton Kanibolotskiy
35 - Mykyta Kryukov
Defesnsores
5 - Olexandr Kucher
13 - Vyacheslav Shevchuk
18 - Ivan Ordets
31 -Ismaily
33 - Darijo Srna
38 - Serhiy Kryvtsov
44 - Yaroslav Rakitskiy
66 - Márcio Azevedo
Meias
6 - Taras Stepanenko
8 - Fred
10 - Bernard
11 - Marlos
17 - Fernando
20 - Douglas Costa
29 - Alex Teixeira
77 - Ilsinho
89 - Dentinho
Atacantes
7 - Wellington Nem
9 - Luiz Adriano
21 - Olexandr Gladkiy
28 - Taison