Nas últimas três edições da Liga dos Campeões, o Barcelona ficou devendo. Em 2011/12, os Cules param no paredão da defesa do Chelsea. Um ano depois, o Bayern de Munique desmontou completamente o tiki-taka com uma vitória de 7x0 no agregado
Foi um grande passo para trás, em uma equipe que aparentemente não tem uma identidade desde a saída de Pep Guardiola. Foi pensando em se reencontrar que o Barcelona buscou para o comando técnico Luís Henrique, um ex-jogador do clube, assim como Guardiola, e que conhece a essência do mesmo. 
Xavi permanece no Camp Nou. Ele é o maior símbolo vivo do tiki taka, e se o Barça quiser carregar um pouco deste DNA para a temporada 2014/15, ele será fundamental. No entanto, não há certeza de que Xavi será o motor do time. É muito possível que Andres Iniesta ou o recém-chegado Ivan Rakitic o sejam. É possível imaginar um Barcelona que goste de tocar a bola, mas seja mais contundente, objetivo e vertical com a posse.
As preocupações no ataque são praticamente zero, no entanto. Com Lionel Messi, Neymar e Luis Suarez, a questão é apenas saber arrumar uma maneira de os três renderem da melhor maneira atuando juntos. Suárez perderá os três primeiros jogos da Champions por conta da suspensão que levou por ter mordido o zagueiro Italiano Chiellini durante uma partida entre Uruguai e Itália na Copa do Mundo. Com isto, caberá a Neymar e Messi repetirem a parceria que parece cada vez mais afinada neste inicio de temporada, ao lado da revelação Munir, promissor garoto que ascendeu das categorias de base recentemente, e com personalidade e gols vem conquistando seu espaço, já recebendo até um convocação para a seleção Espanhola Principal. Chama a atenção é o fato de os três estarem atuando muito por dentro, em 4-3-3 sem os tradicionais pontas, mas com mais homens de qualidade e um maior perigo à meta do adversário.




Esta tem tudo para ser a temporada da afirmação de Neymar na Europa. Ele vem de uma Copa do Mundo no seu país, onde claramente se consolidou como a principal figura da seleção brasileira e foi um dos melhores da Copa, até sofrer uma lesão nas costas. Messi tenta retomar a Bola de Ouro, e um segundo semestre muito bom é essencial para isto. Falar das qualidades de "La Pulga" é chover no molhado. Vale lembrar que nesta temporada ele pode se tornar o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, embora possivelmente vá disputar com Cristiano Ronaldo esta condição, num duelo que tem tudo para ser uma capítulo à parte nesta Liga dos Campeões 2014/15.
Se do meio para frente a vida do Barça parece encaminhada, do meio para trás ainda existem incógnitas. Desde que os melhores anos de Carles Puyol acabaram, a defesa Culé vem sendo o ponto fraco do time. Gerard Piqué deixou de ser o melhor zagueiro do Mundo faz algum tempo. Sua falta de velocidade e as lesões vem o atrapalhando bastante. Espera-se, contudo, que a sua sorte possa mudar, as lesões o deixem de lado e a equipe o proteja um pouco mais, para ele não ficar tanto no um contra um com os atacantes adversários. Possivelmente o Barcelona tenha o melhor volante do Mundo, Javier Mascherano. Só que no clube ele tem mais atuado como zagueiro, e mesmo fora de posição, é o melhor defensor Blaugrana faz algum tempo. Pensando nisto, o Barça foi buscar Mathieu (ex-Valência) e Vermaelen (ex-Arsenal), que com certeza dão mais profundidade ao grupo de zagueiros. Mais protegidos do que foram outros defensores podem dar conta do recado sim. Ainda na defesa, na lateral-direita, Dani Alves não é mais o mesmo faz algum tempo, mas Luís Henrique tenta reabilitar seu futebol, dando mais liberdade para o apoio, assim como faz com Jordi Alba. As jogadas pelos flancos tendem a ser uma tendência deste Barcelona, dando mais verticalidade e profundidade à equipe.

Para o gol, após as saídas de José Manuel Pinto e Victor Valdes, o Barça trouxe Claudio Bravo e Marc-André ter Stegen, duas apostas com boa chance de dar certo.

Não há duvidas que a equipe culé tem condições de fazer uma grande temporada. A defesa foi bem reformulada, o ataque é possivelmente o melhor do planeta, e só cabe mesmo saber é como Luis Enrique vai gerir um vestiário sem os antigos líder Víctor Valdés e Carles Puyol). O grupo da Champions League é bastante acessível, mas com um teste de fogo logo de cara ( no caso, o Paris Saint-Germain) e dois adversários medianos, mas perigosos (Ajax e Apoel). Terminar na liderança é o primeiro passo, para poder posteriormente se impor no mata-mata e tentar retomar a hegemonia da Europa.

Time-Base:

F.C. Barcelona 4-2-3-1 football formation

Técnico: Luís Henrique

Movimentações na Janela de Transferências:

Vem: Marc-André ter Stegen (VfL Borussia Mönchengladbach), Ivan Rakitić (Sevilla), Douglas (São Paulo FC), Claudio Bravo (Real Sociedad de Fútbol), Luis Súarez (Liverpool), Jérémy Mathieu (Valencia CF), Thomas Vermaelen (Arsenal FC) 

Vai: Víctor Valdés (sem clube), Cesc Fábregas (Chelsea FC), Jonathan Dos Santos (Villarreal CF), Isaac Cuenca (RC Deportivo La Coruña), Alexis Sánchez (Arsenal FC), Cristian Tello (FC Porto, empréstimo), Bojan Krkić (Stoke City FC), Gerard Deulofeu (Sevilla FC, empréstimo), Ibrahim Afellay (Olympiacos FC, empréstimo) - 

Inscritos na Champions League 2014-2015:

Goleiros

1 - Marc-André ter Stegen
13 - Bravo
25 - Masip

Defensores

2 - Montoya
3 - Gerard Piqué
12 - Rafinha
14 - Javier Mascherano
15 - Bartra
16 - Douglas
18 - Jordi Alba
21 - Adriano
22 - Daniel Alves
23 - Thomas Vermaelen
24 - Jérémy Mathieu
28 - Grimaldo
32 - Edgar Ié
33 - Diawandou Niang

Meias

4 - Ivan Rakitić
5 - Sergio Busquets
6 - Xavi Hernández
8 - Andrés Iniesta
20 - Sergi Roberto
26 - Sergi Samper
30 - Alen Halilović

Atacantes
7 - Pedro Rodríguez
9 - Luis Suárez
10 - Lionel Messi
11 - Neymar
27 - Adama Traoré
29 - S. Ramírez
31 - El Haddadi