Um “espanholizado” Porto vai tentar enfim fazer uma grande Liga dos Campeões. A era do técnico espanhol Julen Lopetegui no Estádio do Dragão começou animadora para a torcida do Dragão. Um clube que se acostumou ao sucesso e a jogar para frente, precisava de um técnico como ele.
Precisando de uma mudança, o clube inovou na contratação do seu técnico para a temporada 2014/15, ao anunciar Lopetegui, um nome não muito conhecido até então. O espanhol passou a maior parte de sua carreira treinando equipes de base, mas parece que não vai decepcionar neste desafio em nível profissional. Na base, Lapotegui havia ganho com a seleção Espanhola, o Campeonato Europeu Sub-19 em 2012 e o Europeu de Sub-21 em 2013.Além do técnico, mais quatro jogadores do país vizinho de Portugal vieram nesta janela: Marcana, José Angel, Óliver Torres, Adrian Lopez e Cristian Tello. No entanto, Torres e Tello chegaram por empréstimo, mesma condição do volante brasileiro Casemiro.
A contratação mais impactante, no entanto, foi Bruno Martins Indi, zagueiro que vem do Feyenoord e fez uma bela Copa do Mundo pela seleção Holandesa. Outro nome que se destacou na Copa, só que pela Argélia, e vai reforçar os Dragões é o meia Yacine Brahimi.
O Porto também perdeu vários jogadores importantes do elenco que terminou no decepcionante terceiro lugar da Liga Sagres na última temporada. O volante Fernando, que foi a espinha dorsal do time por várias temporadas, foi para o Manchester City, mesmo destino do zagueiro francês Eliaquim Mangala.
A grande esperança de gols do Porto segue sendo o centroavante Jackson Martinez, oportunista e muito forte no jogo aéreo. Além dele e dos novos reforços, olho no garoto Rúben Neves, de 17 anos com boa movimentação e velocidade, que se tornou o jogador português mais jovem a disputar uma Liga dos Campeões da Europa ao ser titular do Porto na partida contra o Lille na etapa de Play-off, superando ninguém menos do que Cristiano Ronaldo.
Time-Base:
Técnico: Julen Lopetegui
Movimentações na Janela de Transferências:
Vem: Ricardo (A. Académica de Coimbra), Evandro (Estoril Praia), Sami (CS Marítimo), Daniel Opare (R. Standard Liège), Óliver Torres (Club Atlético de Madrid, empréstimo), Igor Lichnovsky (CFP Universidade de Chile), Adrián López (Club Atlético de Madrid), Bruno Martins Indi (Feyenoord), Cristian Tello (FC Barcelona, empréstimo), Casemiro (Real Madrid CF, empréstimo), Yacine Brahimi (Granada CF), José Ángel (AS Roma), Andrés Fernandez (CA Osasuna), Ivan Marcano (FC Rubin Kazan), Vincent Aboubakar (FC Lorient)
Vai: Jorge Fucile (Nacional de Montevideo), Fernando (Manchester City), Marat Izmailov (Krasnodar FC), Elqueim Mangala (Manchester City FC), Josué (Bursaspor KD), Licá (Rayo Vallecano de Madrid), Abdoulaye (Rayo Vallecano de Madrid), Steven Defour (Anderlecht), Silvestre Varela (West Bromwich Albion)
Lista de Inscritos na Champions League 2014-2015:
Goleiros
12 – Fabiano
24 – Ricardo
25 – Andrés Fernández
41 – Kadu
51 – André Caio
61 – João Costa
Defensores
2 – Danilo
3 – Bruno Martins Indi
4 – Maicon
5 – Iván Marcano
26 – Alex Sandro
42 – David Carneiro
45 – Rafa
73 – Diogo Verdasca
94 – Tomás Mota
95 – Rui Silva
Meias
6 – Casemiro
8 – Yacine Brahimi
15 – Evandro
16 – Hector Herrera
30 – Óliver Torres
36 – Rúben Neves
46 – Mikel Agu
48 – Francisco Ramos
50 – João Graça
56 – Tomás Podstawski
66 – Rui Moreira
76 – Clever
78 – Leandro Silva
Atacantes
7 – Ricardo Quaresma
9 – Jackson Martínez
10 – Juan Quintero
11 – Cristian Tello
18 – Adrián López
21 – Ricardo
28 – Kelvin
39 – Gonçalo Paciência
49 – André Silva
67 – Frédéric Maciel
70 – Luís Mata
79 – Sérgio Ribeiro
80 – Ivo Rodrigues
88 – Ruben Macedo
90 – Bruno Costa
99 – Vincent Aboubakar