Guia da Champions League 2014/2015: Schalke 04



É até fácil de esquecer , mas pouco mais de três anos atrás, o Schalke 04 chegou a uma semi-final de UEFA Champions League, e só foi eliminado pelo Manchester United. Na atual Liga dos Campeões, é difícil imaginar que o desempenho seja igual ao da edição 2010/11, mas talvez o time possa ir até mais longe do que na temporada passada.

O maior desafio do Schalke parece ser derrubar a máxima de clube mediano. A equipe tem conseguido se manter no Top 4 do Futebol alemão, mas depois da supracitada campanha na Liga dos campeões 2010/11, virou uma mera coadjuvante na Europa, mesmo sendo ao lado de Ajax e Barcelona, o clube que mais revelou jogadores nos últimos anos. Neuer, Ozil,Howedes, Meyer, Draxler e Matip são algumas das pérolas que saíram da base azul real, só para citar alguns exemplos.

Contudo, é possível imaginar um Schalke 04 forte nesta Liga dos Campeões. O meio-campo segue carente, mas a defesa parece mais sólida do que aquela que levou um 6x1 do Real Madrid na temporada. O ataque segue sendo o ponto forte da equipe, que tem como ponto forte, um estilo de jogo rápido, com transições rápidas acima de tudo
Olhando o elenco, o Schalke não fica abaixo de muitas equipes na Europa. Poucos são os clubes que podem contar em suas fileiras com jogadores de qualidade e versatilidade, como os jovens Draxler, Meyer, Goretzka, Ayhan, Avdijaj, Sanee Friedrich, ou os experientes Farfan, Huntelaar, Howedes e Boateng. O que possivelmente falte para o técnico Jens Keller poder desenvolver melhor esta equipe é contar por maior parte do tempo com estas peças à disposição, já que boa parte delas passa parte da temporada no departamento médico.

Além de tudo, a objetividade do Schalke, pode se tornar em algumas ocasiões um defeito. Quando a equipe encarar equipes que gostam de trabalhar a bola no meio-campo (como Real Madrid e Bayern de Munique), acaba perdendo o meio-campo totalmente, justamente o setor em que se desenvolve a maior parte das partidas no futebol atual.

Nesta Liga dos Campeões,  o Schalke tem boas condições de avançar para as oitavas de final, já que nesta chave G fazem companhia aos azuis reais o poderoso Chelsea, o Sporting e o Maribor. Fazendo uma análise preliminar, o time inglês é o grande favorito, com os portugueses sendo a maior ameaça ao Schalke na luta pela segunda vaga. Já a equipe eslovena é uma grande incógnita, embora nunca seja recomendável menos prezar os rivais do Leste Europeu.

Time-Base:

FC Schalke 04 football formation

Técnico: Jens Keller

Movimentações na Janela de Transferências:




Vem: Sidney Sam (Bayer 04 Leverkusen), Eric Maxim Choupo-Moting (FSV Mainz 05), Fabian Giefer (Fortuna Düsseldof), Christian Wetklo (SV Darmstadt 98), Philipp Hofmann (FC Ingolstadt, regresso de empréstimo), Tranquillo Barnetta (Eintracht Frankfurt, regresso de empréstimo), Lars Unnerstall (FC Aarau, regresso de empréstimo)

Vai: Ádám Szalai (TSG 1899 Hoffenheim), Philipp Hofmann (Kaiserslautern), Kyriakos Papadopoulos (Bayer 04 Leverkusen, empréstimo), Lars Unnerstall (Fortuna Düsseldorf), Timo Hildebrand (sem clube), Tim Hoogland (Fulham FC), Anthony Annan (sem clube)

Lista de inscritos na Champions League 2014/2015:

Goleiros


1 - Ralf Fährmann

28 - Christian Wetklo
34 - Fabian Giefer
40 - Timon Wellenreuther

Defensores

2 - Marvin Friedrich
3 - Jan Kirchhoff
4 - Benedikt Höwedes
5 - Felipe Santana
6 - Sead Kolašinac
15 - Dennis Aogo
21 - Axel Borgmann
22 - Atsuto Uchida
23 - Christian Fuchs
32 - Joel Matip
35 - Marcel Sobottka
37 - Pascal Itter

Meias

7 - Max Meyer
8 - Leon Goretzka
9 - Kevin-Prince Boateng
10 - Julian Draxler
11 - Christian Clemens
12 - Marco Höger
16 - Maurice Multhaup
18 - Sidney Sam
19 - Leroy Sané
24 - Kaan Ayhan
27 - Tranquillo Barnetta
33 - Roman Neustädter

Atacantes

13 - Eric Choupo-Moting
17 - Jefferson Farfán
20 - Chinedu Obasi
25 - Klaas-Jan Huntelaar
29 - Donis Avdijaj