O Zenit São Petersburgo é hoje o clube que mais investe no Futebol Russo, e é possivelmente o que mais gera expectativas a cada começo de Liga dos Campeões. O clube conta com um elenco galático para padrões do Leste Europeu, com nomes experientes, como Danny, Anatoliy Tymoshchuk e Aleksandr Kerzhakov, além dos badalados Rondón, Axel Witsel, Hulk e o recém chegado zagueiro argentino Ezequiel Garay. Mas até o momento, o time do papel não tem sido colocado em prática no Campo.
É, obviamente, um problema o fato de o Zenit só poder registrar 23 jogadores na Champions, por causa das sanções por ter descumprido o Fair Play Financeiro. Mas cabe ao técnico André Villas-Boas saber lidar com isto e encarar a competição, com o bom elenco que ele tem em suas mãos, mesmo carente desta profundidade. Torcer para que lesões e suspensões não abatam a equipe, pelo menos em excesso, é fundamental.
Nesta janela o Zenit não foi ao mercado buscar quantidade, mas sim qualidade. Trouxe o excelente volante espanhol Javi Garcia, além do já citado Ezequiel Garay, que é o jogador chave para o Zenit nessa Liga dos Campeões. Ele realmente melhora a defesa da equipe, o que era necessário para sonhar mais alto, dadas as várias falhas defensivas da temporada passada. Do meio para frente, o brasileiro Hulk ainda parece ser o mais capaz de decidir um jogo, e vive a melhor fase deste que chegou a Rússia. Danny, sob o comando de Villas Boas, seu compatriota, também reencontrou o bom futebol, e quando ele esta em seu melhor dia, é o meia que poucas equipes tem.
O Zenit vem voando no Campeonato Russo, e uma eliminação na primeira fase seria muito decepcionante, já que a chave C não tem nenhuma potência do Futebol Europeu. Certamente Bayer Leverkusen, Benfica e Monaco não tem um elenco da qualidade do Zenit. Passando de fase, o objetivo do Zenit deverá ser driblar a pausa de inverno, que em geral deixa a equipe sem ritmo para encarar as Oitavas de Final. Superar este problema é fundamental, para que a equipe possa, enfim, alcançar a sonhada quartas de final da Liga dos Campeões.
Time-Base:
Técnico: André Villas Boas
Movimentações na Janela de Transferências:
Vem: Ezequiel Garay (Benfica), Javi García (Manchester City)
Vai: Aleksandar Luković (FK Crvena zvezda), Vladimir Bystrov (FC Krasnodar), Aleksandr Bukharov (FC Rostov), Roman Shirokov (FC Spartak Moskva), Tomáš Hubočan (Dinamo Moscou), Cristian Ansaldi (Atlético de Madrid, empréstimo)
Confira a Lista de inscritos do Zenit na Champions League 2014-2015:
Goleiros
16 - Vyacheslav Malafeev
51 - Maksim Rudakov
61 - Anton Tsvetkov
71 - Egor Baburin
80 - Mikhail Mzhelski
83 - Igor Obukhov
95 - Aleksandr Vasyutin
Defensores
2 - Aleksandr Anyukov
4 - Domenico Criscito
6 - Nicolas Lombaerts
13 - Luís Neto
19 - Igor Smolnikov
24 - Ezequiel Garay
33 - Milan Rodić
52 - Andrei Ivanov
56 - Kirill Kostin
57 - Dzhamaldin Khodzhaniyazov
58 - Ilya Zuev
62 - Stepan Rebenko
72 - Stepan Zhalobkov
75 - Artem Simonyan
96 Ilya Kubyshkin
Meias
5 - Aleksandr Ryazantsev
8 - Pavel Mogilevets
17 - Oleg Shatov
20 - Viktor Fayzulin
21 - Javi García
28 - Axel Witsel
35 - Danny
44 - Anatoliy Tymoshchuk
60 - Evgeni Serenkov
65 - Danila Yaschuk
68 - Vyacheslav Zinkov
73 - Pavel Osipov
94 - Aleksei Evseev
97 - Dmitri Hodakovski
99 - Ivan Solovyev
Atacantes
7 - Hulk
10 - Andrey Arshavin
11 - Aleksandr Kerzhakov
23 - José Rondón
43 - avel Nazimov
48 - Aleksei Gasilin
70 - Dmitri Bogaev
0 Comentários