Realmente, hoje o Basel é figurinha carimbada na Liga dos Campeões. As consecutivas boas participações na Chamions e na Europa League, renderam ao time suíço um lugar no pote 2 do sorteio da fase de grupos. Esta condição já é o suficiente para impor respeito contra qualquer equipe da Europa, e mostrar que o Basel não será presa fácil nesta selva de animais ferozes.

O treinador Murat Yakin deixou o clube , mas deixou uma boa e jovem base. A  fórmula de sucesso do Basel se baseia basicamente no bom trabalho de mercado. O clube é especialista em encontrar talentos bons e baratos, e muitas vezes os vende posteriormente para grandes centros por altas quantias.

Neste Verão Europeu, o Basel foi buscar o veterano zagueiro Walter Samuel, campeão da Liga dos Campeões 2009/10 com a Internazionale. Uma contratação que difere um pouco da tradição do clube no mercado, mas que vai agregar a experiência que pode estar faltando nas disputas Europeias.

Uma saída no entanto, certamente será sentida: o goleiro Yan Sommer foi para o Borussia Mochengladbach da Alemanha. O seu sucessor é Tomas Vaclik, o novo responsável por guardar a meta da equipe, que vem do Sparta Praga. O provável companheiro de Samuel na zaga deve seguir sendo o promissor Fabian Schar, que pode ser o próximo a deixar o clube e ir para um grande centro. Para assegurar a solidez defensiva, a equipe ainda assegurou em definitivo Marek Suchy, que pertencia ao Spartak Moscou.

Do meio para frente, a equipe segue com a mesma maneira de jogar dos últimos anos, apostando na velocidade, arma muito perigosa, sobretudo em jogos fora de casa. O grande destaque é o Chileno Marcelo Diaz, titular da seleção do seu país e boa figura da última Copa do Mundo. Mohamed Elneny parece pronto para seguir os passos de seu compatriota Salah, que foi para o Chelsea no começo do ano.  Fabian Frei e Geoffroy Serey Die devem fazer companhia aos dois no meio-campo, que tem a obrigação de abastecer Yoichiro Kakitani e Giovanni Sio na frente.

Fica difícil de imaginar o Basel fazendo frente à Real e Liverpool nesta chave B da Liga dos Campeões. Brigar com o Ludogorets pela vaga na Liga Europa parece ser o real objetivo.

Time-Base:

FC Basel football formation

Técnico: Paulo Sousa

Movimentações no Mercado de transferências


Vem: Tomás Vaclík (Sparta Praga), Yoichiro Kakitani (Cerezo Osaka), Ahmed Hamoudi (Smouha SC), Luca Zuffi (FC Thun), Wálter Samuel (Internazionale), Derlis González (SL Benfica), Shkelzen Gashi (Grasshopper Club), Pascal Schürpf (FC Vaduz, regresso de empréstimo), Simon Grether (FC Winterthur, regresso de empréstimo), Stjepan Vuleta (FC Wacker Innsbruck, regresso de empréstimo), Darko Jevtić (FC Wacker Innsbruck, regresso de empréstimo), Fabian Ritter (FC Winterthur, regresso de empréstimo)


Vai: Yann Sommer (Borussia Mönchengladbach), Valentin Stocker (Hertha BSC), Kay Voser (Fulham FC), Endogan Adili (Galatasaray AŞ), Pascal Schürpf (FC Vaduz), Fabian Ritter (unattached), Darko Jevtić (KKS Lech Poznań, empréstimo), Simon Grether (FC Wohlen), Stjepan Vuleta (FC Wacker Innsbruck), Mirko Salvi (FC Biel-Bienne), Valjko Simic (NK Domžale, empréstimo), Gastón Sauro (Catania, empréstimo)


Lista de inscritos do Basel na UEFA Champions League 2014/15 (com numeração):


Goleiros

1 - Tomáš Vaclík 
18 - Germano Vailati 
23 - Pascal Albrecht

Defensores

4 - Philipp Degen
5 - Arlind Ajeti
6 - Walter Samuel
15 - Ivan Ivanov
16 - Fabian Schär
17 - Marek Suchý
19 - Behrang Safari
27 - Naser Aliji
32 - Michael Gonçalves

Meias

7 - Luca Zuffi
8 - Serey Die
10 - Matías Delgado
20 - Fabian Frei
21 - Marcelo Díaz
24 - Ahmed Hamoudi
33 - Mohamed Elneny
34 - Taulant Xhaka
36 - Breel Embolo
39 - Davide Calla

Atacantes

9 - Marco Streller
11 - Shkelzen Gashi
14 - Yoichiro Kakitani
25 - Derlis Gonzalez
30 - Giovanni Sio
38 - Albian Ajeti