Possivelmente, a equipe menos conhecida do grande público desta Liga dos Campeões, em sua fase de grupos, é o Ludogorets. O que não significa, no entanto, que os adversário devam acreditar que a equipe búlgara vá ser um adversário fácil de ser batido.
O PFC Ludogorets Razgrad é um clube da cidade de Razgrad, que fica no nordeste da Búlgaria. Razgrad é uma cidade com cerca de 35 mil habitantes, uma boa parte destes imigrantes turcos. Apesar de as origens do clube se darem ainda na década de 40, a equipe só foi fundada com este nome oficialmente em 2001. Mesmo assim, já fez seu nome em território Búlgaro, ao se tornar a primeira fora da capital Sófia a vencer as três principais competições do país: o campeonato Búlgaro, a Copa da Búlgária e a Supercopa da Bulgária. Até então, somente Levski Sófia e CSKA Sófia haviam alcançado tal feito. Mais do que isto, o Ludogorets é o atual tricampeão Búlgaro, e já vem escrevendo seu nome na Europa também.
A equipe foi a sensação da Europa League passada, chegando a eliminar a Lazio no primeiro mata-mata. Nesta Liga dos Campeões, já protagonizou uma saga épica nos play-offs, quando o zagueiro Moti foi para o gol e se tornou o herói nas cobranças de pênaltis contra o Red Bull Salzburg, que colocou a equipe na fase de grupos.
Para continuar surpreendendo, o Ludogorets aposta na manutenção da base vencedora. A equipe é bem definida, e já se mostrou capaz de encarar adversários difíceis fora da Bulgária, como PSV, Lazio e Steua Bucarest. Todos estes parecem mais ou menos no mesmo nível do Basel, adversário da equipe na chave B desta Liga dos Campeões. A grande questão é saber qual tipo de resistência o Ludogorets pode oferecer à Real Madrid e Liverpool, os outros dois times da chave.
O zagueiro/lateral brasileiro Junior Caiçara se mostrou o grande destaque dentro da sólida defesa do Ludogorets na temporada passada. goleiro Stoyanov também se destacou em vários jogos. Moti, o zagueiro que virou goleiro e salvou a equipe nos play-offs deve ser o nome mais conhecido internacionalmente da equipe, mas espera chamar a atenção agora também com a bola nos pés. Do meio para frente também tem brasileiro no time titular: é o atacante Marcelinho, ex-Bragantino. Juninho Quixadá, companheiro dele nos tempos em que atuava na equipe do interior de São Paulo também esta no grupo, assim como Wanderson e Choco.
Certamente, passar da fase de grupos da Liga dos Campeões vai ser mais difícil do que foi passar da fase de grupos da Liga Europa na temporada passada. Mais quem poderá duvidar desta misteriosa equipe que já desafiou os grandes em seu país, e agora tenta o mesmo no continente?
Time-Base:
Técnico: Georgi Dermendzhiev
Movimentações na Janela de Transferências:
Vem: Wanderson (Associação Portuguesa de Desportos), Anicet Abel (PFC Botev Plovdiv), Brayan Angulo (Granada CF), Aleksandar Vasilev (PFC Kaliakra Kavarna), Preslav Petrov (PFC Kaliakra Kavarna), Hamza Younés (PFC Botev Plovdiv)
Vai: Mitchell Burgzorg (PFC Slavia Sofia), Dimo Bakalov (PFC Beroe Stara Zagora), Jeroen Lumu (sc Heerenveen), Michel Platini (PFC Slavia Sofia)
Lista de Inscritos do Ludogorest na Champions League 2014/15
1 - Emil Gospodinov
21 - Vladislav Stoyanov
91 - Ivan Čvorović
Defensores
5 - Alexandre Barthe
15 - Aleksandar Aleksandrov
16 - Brayan Angulo
25 - Yordan Minev
27 - Cosmin Moţi
37 - Ventsislav Kerchev
55 - Georgi Terziev
80 - Júnior Caiçara
Meias
8 - Fábio Espinho
12 - Anicet Abel
17 - Dani Abalo
18 - Svetoslav Dyakov
23 - Hristo Zlatinski
28 - Tomas Tsvyatkov
34 - Oleg Dimitrov
38 - Kristiyan Kitov
84 - Marcelinho
88 - Wanderson
Atacantes
7 - Mihail Aleksandrov
9 - Roman Bezjak
11 - Júnior Quixadá
93 - Virgil Misidjan
99 - Younes Hamza
0 Comentários