Copa dos Campeões





Liga dos Campeões da UEFA 1991-1992: Barcelona Campeão



A Copa dos Campeões da UEFA 1991-1992 ficou marcada por dois fatos: O retorno dos times ingleses a competição, cinco anos após o desastre de Heysel e a consolidação do Barcelona de Johan Cruyff. Após a trágica derrota nos pênaltis na final do torneio em 1986 para o Steaua Bucareste, o time treinado pelo lendário craque Holandês devolveu o orgulho ao povo Catalão.

Além de tudo, foi nesta temporada que a Liga dos Campeões, com nome e formato que conhecemos hoje, começou a tomar forma, e no ano seguinte, ela já substituiria a Copa dos Campeões. Tudo porque, cada vez mais era gasto dinheiro nas equipes de futebol. Era muito nocivo e perigoso o formato de jogos eliminatórios, pois uma equipe corria o risco de fazer um alto investimento e em uma noite ruim ser eliminada. A partir desta temporada, a UEFA já substituiu as quartas de final por uma fase de grupos, dando o sentido de Liga ao que até então era só uma Copa.

Começava ali uma nova era na maior competição de clubes da Europa, e também a dinastia de um Barcelona, com o modelo de posse de bola e toque intenso. O time assumia ali um compromisso com o jogo bonito. Unindo craques como Zubizarreta, Koeman, Amor, Bakero, Laudrup, Eusébio, Beguiristain Nadal, Julio Salinas, Hristo Stoichkov, Ferrer e Pep Guardiola, os blaugranas armaram um timaço, para conquistar a Europa pela primeira vez.

O Barcelona não viu dificuldades para vencer o Campeonato Espanhol na temporada 1990/91, e assim se garantiu na Champions League 91-92. A competição, contudo, não foi fácil. O clube passou pelos alemães Hansa Rostok e Kaiserslautern para chegar na fase de grupos, onde deixou para trás Sparta Praga, Dinamo de Kiev e Benfica.

Na decisão, o Barcelona encarou a Sampdoria. O jogo foi muito travado, e ninguém abriu o placar durante os 90 minutos. Somente na prorrogação, aos 111 minutos, uma cobrança de falta de Ronald Koeman acabou com a maldição do Barça de nunca vencer a Liga dos Campeões, coroando o "Dream Team" de Johan Cruyff como a melhor equipe da Europa.

Vídeo da Final:



 


Ficha Técnica:

Final da Liga dos Campeões da UEFA 1991-1992

Barcelona 1 X 0 Sampdoria

Barcelona: Zubizarreta; Eusébio, Ferrer, R. Koeman, Nando e Juan Carlos; Baquero, Guardiola (Alexanco) e M. Laudrup; Salinas (Goicoechea) e Stoichkov. Técnico: Johan Cruyff.

Sampdoria: Pagliuca; Mannini, Lanna, Vierchowod e Katanec; Lombardo, Pari, Toninho Cerezo, Bonetti (Invernizzi); Vialli e Mancini. Técnico: Vujadin Boskov.

Estádio: Wembley (Londres, Inglaterra, 70.827 pessoas).
Gol: R. Koeman.