Eram tempos de domínio Inglês na UEFA Champions League. E a temporada de 1981/82 veria mais um time da terra da rainha como campeão Europeu: o Aston Villa. O time de Birmingham ganhou o título do campeonato Inglês em 1981, surpreendendo o Ipswich Town, que era o favorito, e fez história também na Europa. Muito bem treinado por Ron Saunders, o time contava com craques como Tony Morley, o meio-campista Dennis Mortimer e o goleirão Jimmy Rimmer.
Quem entrou com o favoritismo na competição, no entanto, foi outro time Inglês: o Liverpool. Os Reds eram os atuais campeões, e vinham de uma sequência de três títulos em cinco anos, só interrompidos por um bicampeonato do Nottinghan Forest em 79 e 80. Mas a equipe da cidade dos Beatles pararia no meio do caminho, sendo eliminada pelo surpreendente CSKA Sofia, da Bulgária, nas quartas de final. Os Búlgaros já haviam eliminado também a Real Sociedad, em uma etapa anterior à esta.
Já os Villages, iniciaram a campanha eliminando o Valur da Islândia, goleando por 5 a 0 em casa, e fazendo 2 a 0 fora. A segunda fase seria bem mais complicada. O time venceu o Dynamo Berlin por 2 a 1 fora, com gols de Morley, mas acabou perdendo por 1 a 0 em casa. Menos mal que avançou no placar agregado.
Nas quartas-de-final, o Aston Villa eliminou o Dinamo Kiev, com um 0 a 0 fora e um 2 a 0 em casa, que teve gols de Shaw e McNaught. Na Semi-final, o time inglês passou pelo Anderlecht da Bélgica, após vencer por 1 a 0 em casa (gol de Morley), e empatar em 0 a 0 na Bélgica.
Na Final, o Aston Villa enfrentou o poderoso e temido Bayern de Munique, de Augenthaler, Hoenness, Paul Breitner e Rummenigge. A Final aconteceu em Roterdã na Holanda, em uma noite quente e úmida. A partida teve logo aos oito minutos, o goleiro Jimmy Rimmer do aston Villa se machucando, e sendo substituído por Nigel Spink. Tentando se valer disto, o Bayern acabou buscando pressionar o jovem e inexperiente goleiro, mas Spink acabou se mantendo frio e fez defesas importantes, em lances de Dürnberger e Rummenigge, logo no primeiro tempo.
Aos 66 minutos, Gary Shaw encontrou Tony Morley correndo pela ala esquerda. Morley fez um cruzamento rasteiro para a área, onde encontrou Withe, não marcado, que mandou a bola para o fundo do gol, abrindo o placar para o Aston Villa. O Bayern criaria muito pouco no restante do jogo, e só conseguiria um gol com Hoeness, que acabaria anulado. O jovem goleiro Nigel Spink seguraria o resto, dando o até hoje único título de Campeão Europeu para o Aston Villa, e mantendo o domínio inglês na competição.
Ficha Técnica
Final da Copa dos Campeões de 1982 - Aston Villa 1 x 0 Bayern de Munique