Grandes Times: o Manchester United de 2008



Eram tempos de domínio Inglês na UEFA Champions League. Arsenal, Liverpool, Chelsea e Manchester United entravam na Liga dos Campeões, e em linhas gerais, passavam por cima dos rivais.

Um bom exemplo, é que a temporada 2007-2008 teve o recorde da maior goleada no formato atual da Champions, batido justamente por um inglês. O Liverpool recebeu o Besiktas, no Anfield Road e meteu um sonoro 8 a 0. O recorde anterior, pertencia à Juventus de Turim, que em 2003 havia massacrado o Olympiacos por 7 a 0, mesmo placar da goleada do Arsenal, nesta temporada 2007-2008, sobre o Slavia de Praga.

Como já havia acontecido na temporada anterior e como aconteceria na seguinte, quatro ingleses alcançaram as quartas de final, e três as semifinais. O único intruso da vez foi o Barcelona de Messi, que acabou parando no Manchester United de Cristiano Ronaldo, naquele que foi o primeiro momento em que o Mundo colocou ambos, frente a frente. Os Red Devils decidiram a Liga dos Campeões com o Chelsea, que na outra semi-final, eliminou o Liverpool.
Pela terceira vez na história dois times do mesmo país se enfrentavam na final da Champions League, e pela primeira vez, tínhamos dois ingleses na decisão mais importante do Esporte Rei no Velho Continente. A final aconteceu no Estádio Luzhniki em Moscou, na Rússia, e terminou com empate no tempo normal e na prorrogação em 1 a 1.
O jogo foi extremamente disputado, com o United começando melhor, e abrindo o placar aos 26 minutos, com um gol de cabeça marcado por Cristiano Ronaldo, após cruzamento de Wes Brown. Os blues empatariam no finalzinho da primeira etapa, com Frank Lampard. O Chelsea esteve mais perto de alcançar o segundo gol na segunda etapa e na prorrogação, embora Ryan Giggs tenha tido uma boa oportunidade para decidir o confronto.
A decisão por pênaltis, foi muito emocionante. Cristiano Ronaldo, o artilheiro da competição e melhor jogador do Mundo naquele ano, acabou perdendo a sua cobrança. O mesmo aconteceria com John Terry, capitão do Chelsea, que deu uma escorregada histórica na cobrança que poderia ter feito o Chelsea campeão europeu pela primeira vez. O papel de herói coube ao goleiro holandês Edwin Van Der Sar, que ao defender a cobrança de Anelka, deu o terceiro título europeu ao Manchester United, o segundo sob o comando do inesquecível Sir Alex Ferguson.


2007/08: Destino leva United ao título
Os jogadores do Chelsea, na época comandado pelo técnico Avram Grant, caíram em lágrimas de tristeza. Os do United, transbordavam alegria. Cinquenta anos após o desastre aéreo de Munique, os Red Devils subiam ao topo da Europa, conduzidos ao pódio por Bobby Charlton, um dos sobreviventes da tragédia.


Vídeo do Jogo:



Ficha Técnica: Final - Champions League 2007-2008

Escalações:


Man Utd vs Chelsea 2008-05-21.svg




Árbitro: Ľuboš Michel.


Gols: Ronaldo (Manchester United); Lampard (Chelsea).


Local: Estádio Lujniki, Moscou.