Copa dos Campeões 1978-1979: Nottingham Forest
Nottingham é uma cidade inglesa relativamente pequena, e com uma população de menos de 300 mil habitantes. Tem dois clubes de futebol profissional: o Notts County e o Nottingham Forest.
Parece improvável, e se torna difícil de acreditar nos dias de hoje, que nos anos 70, um time desta cidade, no caso o Nottingham Forest, desbravou e espantou a Europa, ao conquistar a taça mais cobiçada por clubes de futebol do continente na época: a Copa dos Campeões. O time contava com vários jogadores que entraram para a história do Futebol, como o goleiro Peter Shilton, o lateral Viv Anderson, o meia Martin O'Neill, e os escoceses John Robertson, Archie Gemmill e Kenny Burns.
Na temporada 1978/79, a Copa dos Campeões contava com equipes muito fortes, como o então atual campeão Liverpool, a Juventus e o Real Madrid. A primeira fase reservou um confronto entre ingleses: Notthingham Forest x Liverpool. Pois o Forest conseguiu vencer os Reds por 2 a 0 em casa e empatar em 0×0 fora. O time já havia vencido o campeonato inglês da temporada passada em cima do time vermelho da cidade dos Baeatles. Nesta mesma primeira fase, um outro gigante ficou pelo caminho: a Juventus foi eliminada pelo Rangers. A grande surpresa, no entanto, ficaria por conta dos suecos do Malmö, que surpreenderam ao eliminar o Mônaco, que era o campeão da França.
A zebra seguiu nas oitavas-de-final, com o Real Madrid sendo eliminado pelo Grasshopper, após perder por 3 a 1 no Santiago Bernabéu no jogo de ida, e ser surpreendido, perdendo por 2 a 0 na Suíça. O Forest arrasaria o AEK da Grécia na segunda fase, enquanto a zebra Malmo, faria mais uma vítima: o Dinamo Kiev.
O Forest, nas quartas-de-final, passou pelo Grasshopper sem problemas, e se garantiu na semi-final para enfrentar o Colônia, da Alemanha. Os outros semi-finalistas seriam o Austria Viena e o próprio Malmo.
O Nottigham foi surpreendido pelo time alemão na primeira partida, em pleno City Ground, após sair perdendo por 2 a 0. Conseguiu a virada para 3 a 2, mas levou o empate já no fim do jogo. Mesmo assim o time foi bravo, e na Alemanha, venceu por 1 a 0, se garantindo na final para enfrentar o Malmo.
A final foi no Estádio Olímpico de Munique, que recebeu um público de cinquenta e sete mil espectadores. O Notthingham chegou invicto à final, enquanto o Malmö teve uma derrota na competição, de 2 a 1 para o Wisla Cracóvia nas quartas de final.
Como era esperado, o time sueco montou uma grande retranca, que só seria furada por um predestinado. Trevor Francis havia chegado do Birmingham por £1 milhão e pelas regras da UEFA, ele só poderia jogar pelo clube em competições europeias após três meses de contrato. Sua estréia foi nesta final da Copa dos Campeões. E foi ele quem, após um cruzamento para a área e falha do goleiro do Malmo, escorou para o fundo das redes, para dar o primeiro título da história do Forest na UEFA Champions League.
Ficha Técnica Copa dos Campeões 1979 - final:
Nottingham Forest 1 x 0 Malmo
Escalações:
Forest: Shilton ; Anderson, Lloyd, Burns, Clark, McGovern , Francis, Bowyer, Birtles, Woodcock, Robertsonr e Francis.
Malmo: R.Andersson, M.Andersson, Jonsson, Erlandsson, Prytz, Tapper (Malmberg), Ljungberg, Kinnvall, Hansson (T.Andersson), Cervin.
Árbitro: Erich Linemayr (Áustria).
Local: Estádio Olímpico, Munique , Alemanha.
Artilheiro desta Edição: Claudio Sulser (Grasshopper) – 11 gols.