Em 2005, Messi apareceu para o Mundo contra a Juventus
A Juventus foi a grande responsável por mostrar ao mundo Lionel Andrés Messi Cuccittini. Foi no dia 24 de agosto de 2005, em jogo válido pelo troféu Trofeo Joan Gamper daquele ano.
"Quando vi Messi jogar percebi de cara que que era extraordinário. Ele era capaz de fazer coisas que os outros não podiam", declarou Fabio Capello, técnico da Juve naquela época. Mauro Camoranesi. ítalo-argentino que também fazia parte do elenco Bianconero, foi outro que se impressionou com as qualidades de Messi. "Nunca tinha visto um jogador tão jovem jogar assim".
Com apenas 18 anos de idade, em sua primeira partida como titular, Messi ofuscou nomes como Ronaldinho Gaúcho, Zlatan Ibrahimovic e Del Piero e foi considerado o melhor em campo. Isto, que enfrentou marcadores como Vieira, Camoranesi, Chiellini e Cannavaro.
Fabio Capello gostou tanto de Messi que chegou a pedir seu empréstimo. Disse a Frank Rijkaard, então técnico do Barcelona, que era melhor ele seguir para a Itália, já que o Barça tinha na época três jogadores estrangeiros importantes na equipe (Rafa Márquez, Ronaldinho Gaúcho e Samuel Eto'o). Rijkaard não cedeu. Foi escalando Messi em jogos da Champions, ou em La Liga, quando um dos outros três tinha algum problema. Até que, antes de um Clássico contra o Real Madrid, Messi conseguiu seu passaporte espanhol, e passou a poder entrar em campo juntos com os outros três estrangeiros. Neste clássico, daria show, deixando até o lendário Roberto Carlos no chão ...
O Joan Gamper de 2005 terminou empatado em 2 x 2 no tempo normal, e nos pênaltis, foi conquistado pela Juve. O resultado, pouco importa. Afinal, aquele jogo, para sempre será conhecido como o que apresentou Messi ao mundo.