A Senhora da Itália. Só assim mesmo para definir a Juventus. Fundada sob o nome de Sport Club Juventus, no final de 1897 por alunos da escola Massimo D'Azeglio Lyceum em Turim, mas renomeada posteriormente como Foot-Ball Club Juventus, o clube adota desde 1905 as cores preto e branco, em homenagem ao clube inglês Notts Count.
De uma dissidência da Juventus nasceu o seu maior rival, o Torino, e os dois fazem o Derby della Mole. Tirando alguns breves momentos, especialmente após o dono da Fiat, Edoardo Agnelli assumir o comando do clube em 1923, quem mandou na Cidade, e no País foi a Veccia Signora. Ao todo, a Juve conquistou 33 vezes o Campeonato Italiano, 10 vezes a Coppa Itália, e duas vezes a Copa dos Campeões/UEFA Champions League. Foi, no entanto, sete vezes na final do maior campeonato da Europa, em uma história europeia que já dura décadas.
Tudo começou em 1958. Só que não da melhor maneira possível. Após os vice campeonatos de Fiorentina e Milan nas duas edições anteriores, muito se esperava da Juventus. Mas a Veccia Signora decepcionou, e após vencer por 3 x 1 na Itália, acabou goleada por 7 x 0 pelo Rapid Viena na Áustria. Posteriormente, o time de Sívori ainda participaria das edições de 1960 e 1962, sendo eliminado por CSKA Sófia e Real Madrid, nas duas ocasiões, respectivamente.
Após um período de ausência na Copa dos Campeões, a Juventus só retornou ao torneio em 1968, mas pouco conseguiu fazer. A primeira glória europeia só viria na Copa da UEFA de 1976-1977. A Juve derrotou os bascos na ida, em casa por 1 x 0, e na volta, mesmo com o placar adverso de 2 x 1, o esquadrão italiano se sagrou Campeão, graças ao saldo qualificado. Pouco antes, a Juve disputou sua primeira final de Copa dos Campeões, mas acabou sucumbindo diante do grande Ajax. O que poucos sabiam, é que a primeira Copa dos Campeões Bianconera estava se aproximando.
Com a base da seleção italiana Campeão da Copa do Mundo de 1982 (de Scirea, Rossi e Tardelli), aliada a craques como Platini e Boniek, sob a batuta de Trapattoni, a Juve alcançou a final da Copa dos Campeões em 1983, mas acabou perdendo esta decisão para o Hamburgo. Um ano depois, a Juve conquistaria a Recopa Europeia pela primeira vez, mas o melhor ainda estava por vir. A primeira conquista da taça mais cobiçada da Europa só veio na Copa dos Campeões de 1984-1985, com uma vitória de 1 x 0 sobre o Liverpool, em jogo que ficou marcado por uma tragédia que mudou a história do futebol europeu. A Tragédia de Heysel, vitimou 39 pessoas, em sua maioria torcedores da Juventus, mortos após o desabamento de um muro do estádio.
O restante da Década de 1980 não reservou muitas alegrias para o torcedor Bianconero, com exceção ao título italiano da temporada 1984-1985. A disputa ferrenha com o Napoli de Maradona, a Internazionale dos alemães e o Milan dos holandeses pelo Scudetto impediram o clube de participar muitas vezes da Copa dos Campeões. As mudanças só viriam em 1990, junto com a mudança para o Stadio delle Alpi, construído para a Copa do Mundo daquele ano.
A Juve conquistou a Copa da UEFA nas temporadas 1989-1990 e 1992-1993, mas um jejum no Calcio se abateu sobre o clube, até a chegada de Marcello Lippi para o comando técnico, no começo da temporada 1994-95. Logo na sua primeira temporada no comando, a Juventus ganhou seu primeiro Scudetto. Na temporada seguinte, a Juventus faria sua estréia na era UEFA Champions League, e de cara levantaria a taça, derrotando o Ajax nos pênaltis após um empate em 1 x 1 (Fabrizio Ravanelli marcou o gol da Juventus no tempo normal).
Com craques como Del Piero, Zidane, Deschamps, Ferrara e Conte, a Juventus ainda chegaria nas finais da Champions League nas temporadas 2996-1997 e 1997-1998, perdendo para Borussia Dortmund e Real Madrid, respectivamente, nestas duas ocasiões. Sem Zidane, mas ainda com Del Piero e já com Buffon e Nedved, a Juve ainda alcançou a decisão da Champions na temporada 2002-2003, mas acabou derrotada pelo Milan nas penalidades.
Em 2006, a Juventus acabou rebaixada no Campeonato Italiano, depois de ver seu nome envolvido no escândalo do Calcio Caos. Neste mesmo ano, chegou nas quartas de final da Champions, assim como havia feito em 2005. Retomou à Série A em 2007, mas só em 2012 voltou a ter uma campanha de destaque na UCL, chegando novamente nas quartas de final, mas caindo diante do forte time do Bayern de Munique. Neste ano, o time já era comandado por Antonio Conte.
Neste dia 6 de Junho, a Juventus disputará sua Oitava final de Champions League. O mesmo número do Barcelona, seu rival. A chance do tricampeonato europeu é clara, mesmo que pela frente esteja o time mais temido do Velho Continente no momento. Mas a Juventus é a Juventus, e não há quem possa duvidar, da força da Senhora da Itália.
Neste dia 6 de Junho, a Juventus disputará sua Oitava final de Champions League. O mesmo número do Barcelona, seu rival. A chance do tricampeonato europeu é clara, mesmo que pela frente esteja o time mais temido do Velho Continente no momento. Mas a Juventus é a Juventus, e não há quem possa duvidar, da força da Senhora da Itália.
0 Comentários