Especial UCL Final - Massimiliano Allegri: O Homem que forjou a Juventus para a a Europa
A carreira de Massimiliano Allegri como técnico é marcada por contestações, mas acima de tudo pela competência. Ele foi do céu ao inferno no Milan, de campeão Nacional em 2011, a demitido em 2014, ele ganhou uma nova chance na Juventus, e com um elenco mais qualificado nas mãos, não desperdiçou a oportunidade.
Depois de uma carreira modesta como jogador, onde defendeu Livorno, Pisa, Pavia, Pescara, Cagliari, Perugia, Padova, Napoli e Pistoiese dentro das quatro linhas, Allegri iniciou a carreira como técnico no Aglianese em 2004. Depois de passar por S.P.A.L., Grosseto e Sassuolo, ganhou sua grande chance no Cagliari, clube onde havia jogado entre 1993 e 1995. Seu bom trabalho no Rossoblù fez com que ele ganhasse uma oportunidade no Milan, substituindo o brasileiro Leonardo no começo da temporada 2010-2011.
Em sua primeira temporada no San Siro, levou o Milan ao título italiano, que não era conquistado desde a temporada 2003-2004. Poucos meses depois, em agosto de 2011, conquista a Supercoppa Italiana, após derrotar a rival Internazionale por 2x1, no Estádio Nacional de Pequim, na China. Depois de muita irregularidade e de um enfraquecimento do elenco do Milan, os resultados começaram a não vir, e Allegri Nfoi demitido do Rossonero no dia 13 de janeiro de 2014, após uma derrota por 4x3 para o Sassuolo. A mudança no comando técnico não surtiu efeitos. O Milan piorou ainda mais sem Allegri, ficando de fora da Liga dos Campeões, e não conseguindo render, nem sobre o comando de Seedorf, nem de seu sucessor, Inzaghi. Ficou nítido que Allegri tirava mais do elenco do que era possível, e até hoje se sente sua falta no San Siro. A demissão de Allegri é sua mais uma patetada da diretoria do Diávolo nos últimos tempos
Ainda bem que para quem é competente, uma grande chance sempre aparece, e em julho de 2014, Allegri foi anunciado como o novo treinador da Juventus, assumindo a vaga deixada por Antonio Conte, que tinha demitido no dia anterior, para assumir o comando da seleção italiana. Na Veccia signora, Allegri modificou o esquema, implementando na maioria dos jogos em nível europeu um sistema de jogo com duas linhas de quatro e dois homens na frente. Jogadores que já brilhavam antes, como Tevez e Pogba, cresceram com isto. As variantes no estilo de jogo são outro diferencial da equipe, capaz de mudar sua maneira de jogar como poucas outras no futebol Mundial conseguem.
Logo em sua primeira temporada na Juve, Allegri conseguiu levar a equipe a uma Final de Liga dos Campeões, algo que seu antecessor Antonio Conte, não passou nem perto, mesmo com o reconhecido bom trabalho. No dia 6 de Junho, em Berlim, Allegri pode entrar para o seleto grupo de técnicos italianos Campeões da Champions League. Um ápice para quem soube esperar as oportunidades, trabalhou sempre com seriedade, e com calma e sem estripulias, alcançou seu objetivo.
0 Comentários