Guia da Copa do Mundo 2018: Irã


O Irã chega forte à Copa do Mundo de 2018. Depois de quase surpreender e passar de fase em 2014, o selecionado treinado pelo português Carlos Queiroz vai à Rússia após ter sido a primeira seleção asiática a garantir classificação para o Mundial, passando 12 jogos sem levar gols. A chave B da Copa, além do Irã, ainda conta com as seleções de Marrocos, Espanha e Portugal, sendo uma das mais complicadas. Se as seleções ibéricas apresentam um maior hype, é sabido que marroquinos, e especialmente os iranianos, também tem suas armas, para competir em bom nível.

A principal força do Irã sob o comando de Queiroz tem sido o futebol reativo, com uma defesa posicional extremamente sólida, aliada à uma transição ofensiva igualmente forte, com rápidos contra-ataques. Contudo, o time também é capaz de produzir uma postura mais agressiva, com linhas mais altas, e deve contrastar seu estilo em cada jogo, de acordo com o adversário, e as circunstâncias de cada jogo.

O atacante Alireza Jahanbakhsh, é o grande destaque individual deste Irã. Destaque na última Eredivisie, com a camisa do AZ Alkmaar, ele marcou, em 2017-2018, 22 gols, e deu 14 assistências, sendo o artilheiro da competição. Na seleção, é peça fundamental, mesmo que não apresente as mesmas marcas goleadoras. Nomes como Ehsan Haj Safi e Ramin Rezaeian também são bastante conhecidos, e são as armas individuais do selecionado persa para a empreitada, onde vão tentar surpreender o planeta, alcançando o mata-mata do Mundial.


Sistema Tático: 4-2-3-1
Craque: Sardar Azmoun (Rubin Kazan)
A esperança: Saman Ghoddos (Allsvenskan)
Treinador: Carlos Queiroz



Time-base: Beiranvand; Mohammaddi, Pouraliganji, Hosseini e Ezathoali; Rezaeian, Shojaei, Ali Karimi e Alireza; Taremi e Azmoun.



Lista de convocados para a Copa do Mundo 2018:


Goleiros: Alireza Beiranvand (Persepolis), Rashid Mazaheri (Zob Ahan) e Amir Abedzadeh (Maritimo, POR).

Defensores: Ramin Rezaeian (Ostende, BEL), Mohammad Reza Khanzadeh (Padideh), Morteza Pouraliganji (Alsaad, QAT), Pejman Montazeri (Esteghlal), Seyed Majid Hosseini (Esteghlal), Milad Mohammadi (Akhmat Grozny, RUS) e Roozbeh Cheshmi (Esteghlal).

Meio-campistas: Saeid Ezatolahi (Amkar Perm, RUS), Masoud Shojaei (AEK Athenas, GRE), Saman Ghoddos (Östersund, SUE), Mahdi Torabi (Saipa), Ashkan Dejagah (Nottingham Forest, ING), Omid Ebrahimi (Esteghlal), Ehsan Haji Safi (Olympiakos, GRE) e Vahid Amiri (Persepolis).

Atacantes: Alireza Jahanbakhsh (AZ Alkmaar, HOL), Karim Ansarifard (Olympiakos, GRE), Mahdi Taremi (Al-Gharafa, QAT), Sardar Azmoun (Rubin Kazan, RUS) e Reza Ghoochannejhad (Heerenveen, HOL).






Imagem: FIFA