A Croácia garantiu o seu lugar na Copa do Mundo 2018, após vencer a Grécia por 4 a 1 em Zagreb, e ficar no empate sem gols em território grego, na repescagem européia. O país báltico, que virou pátria independente, em 1991, só não foi às Copas de 1994, quando ainda não foi possível, e 2010, sendo terceira na Copa de 1998, e chega à Rússia dividindo expectativas.

A Croácia possui um dos mais talentosos times, individualmente, da Europa, mas precisa de mais mecanismos colectivos para competir em bom nível internacional. Zlatko Dalic assumiu a seleção a pouco tempo, mas conseguiu o objetivo pelo qual foi contratado, e deve ter crédito para a sequência do trabalho. A grande virtude de Dalic no começo do trabalho foi acalmar o clima croata. Com seu semblante tranquilo, o iugoslavo esteve no controle a todo momento, e levou os croatas à Copa.

No plano táctico, a principal novidade de Dalic foi o posicionamento de Luka Modric. Em três jogos com Dalic, ele atuou como mediapunta, ou seja, o meia central do 4-2-3-1. Quando o time tiver a presença de Mateo Kovacic, Dalic poderá testar uma nova formação, e quem sabe acomodar melhor os seus craques em campo, já que Rakitic deve partir mais da base da jogada, e no ataque, Perisic e Mandzukic devem ser os pontas. O primeiro, é um jogador de drible e velocidade, e o segundo um extremo que vira homem de ataque, disputando bolas com os laterais e os zagueiros, mas recompondo em fase defensiva. A zaga com Lovren e Vida tem evoluído na marcação alta, o que pode tornar o time ainda mais propositivo.

A referência pode ser Andrej Kramaric, mas por ali ou pelo lado, o time também pode ter o jovem Ante Rebic, que atua pelo lado esquerdo do Eintracht Frankfurt. Com boa estatura e velocidade, é ótimo nas rupturas, e em cenários de transição, pode ser acionado em velocidade, ficando de cara para o gol.

A Croácia está na chave D da Copa do Mundo. Se a Argentina é a favorita da chave, os croatas devem disputar com Nigéria e Islândia, a segunda colocação, ao menos que alguma surpresa venha a acontecer.


Time-base: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Brozovic, Rakitic, Modric e Perisic; Kramaric e Kalinic.



Lista de Convocados para a Copa do Mundo 2018:



Goleiros: Danijel Subasic (Monaco, FRA), Lovre Kalinic (Gent, BEL), Dominik Livakovic (Dínamo Zagreb).

Defensores: Vedran Corluka (Lokomotiv Moscou, RUS), Domagoj Vida (Besiktas, TUR), Ivan Strinic (Sampdoria, ITA), Dejan Lovren (Liverpool, ING), Sime Vrsaljko (Atlético de Madrid, ESP), Josip Pivaric (Dínamo Kiev, UCR), Tin Jedvaj (Bayer Leverkusen, ALE) e Duje Caleta-Car (Red Bull Salzburgo, AUT).

Meio-campistas: Luka Modric (Real Madrid, ESP), Ivan Rakitic (Barcelona, ESP), Mateo Kovacic (Real Madrid, ESP), Milan Badelj (Fiorentina, ITA), Marcelo Brozovic (Internazionale, ITA) e Filip Bradaric (Rijeka).

Atacantes: Mario Mandzukic (Juventus, ITA), Ivan Perisic (Internazionale, ITA), Nikola Kalinic (Milan, ITA), Andrej Kramaric (Hoffenheim, ALE), Marko Pjaca (Schalke 04, ALE) e Ante Rebic (Eintracht Frankfurt, ALE).







Imagem: Twitter oficial da Copa do Mundo 2018