Guia da Copa do Mundo 2018: França



Com uma geração de jogadores espetacular, a França chega nesta Copa do Mundo de 2018 badalada, e ao mesmo tempo, cheia de dúvidas. O grande desafio do técnico Didier Deschamps, após as decepções na Copa do Mundo 2014 e na Euro 2016, é dar um padrão coletivo, e potencializar os talentos. Neste meio período, a França foi capaz de atuar em grande nível em alguns jogos, mas não numa sequência, e a ausência de Benzema, centroavante do Real Madrid, por problemas fora de campo, é uma sombra permanente.

Deschamps ainda busca uma escalação definitiva e ideal para a  França, e pode fazer testes inclusive no começo da Copa. O bom eixo defensivo da equipe (que tem como base Llorris, Sidibé, Varane, Umtiti e Mendy), deveria ter na sua frente um trio de meio-campo com Kanté, Pogba e Matuidi, com Lemar pela extrema esquerda, e com Griezmann e o garoto Mbappé no ataque. Este deveria ser o time que melhor encaixe possui, respeitando as características dos jogadores, variando de um 4-4-2 em fase defensiva, para um 4-3-3 em fase ofensiva. Matuidi seria volante, fechando o setor direito na marcação, e Mbappé partindo da direita para o ataque.



Ainda sobraria para Deschamps, opções como Cissokho, N'Zonzi, o centroavante Giroud, o extremo Ousmane Dembele, e o mediapunta Nabil Fekir, do Lyon, um dos melhores jogadores da temporada europeia 2017/18. Pela tabela e o elenco, seria uma enorme decepção não ver a França nas semifinais da Copa do Mundo 2018. Encarar posteriormente, rivais clássicos como Brasil, Argentina ou Alemanha, eliminada pela própria França na Euro, traria cenários bastante imprevisíveis, muito embora o jogo físico francês possa sim castigar estes e outros times, tornando a taça algo possível.


Sistema tático: 4-4-2 ou 4-3-3
Craque: Antoine Griezmann (Atlético de Madrid)
A esperança: Kylian Mbappé (PSG)
Treinador: Didier Deschamps


Time-base: Lloris; Sidibé, Varane, Umtiti e Lucas Digne; Kanté, Matuidi e Pogba; Lemar, Griezmann e Mbappé.



Lista de convocados para a Copa do Mundo 2018:



Goleiros: Alphonse Areola (Paris Saint-Germain), Hugo Lloris (Tottenham, ING), Steve Mandanda (Olympique de Marseille).

Defensores: Lucas Hernández (Atlético de Madrid, ESP), Presnel Kimpembe (Paris Saint-Germain), Benjamin Mendy (Manchester City, ING), Benjamin Pavard (Stuttgart, ALE), Adil Rami (Olympique de Marseille), Djibril Sidibé (Monaco), Samuel Umtiti (Barcelona, ESP) e Raphaël Varane (Real Madrid, ESP).

Meio-campistas: N’Golo Kanté (Chelsea, ING), Blaise Matuidi (Juventus, ITA), Steven N’Zonzi (Sevilla, ESP), Paul Pogba (Manchester United, ING) e Corentin Tolisso (Bayern de Munique, ALE).

Atacantes: Ousmane Dembélé (Barcelona, ESP), Nabil Fékir (Lyon), Olivier Giroud (Chelsea, ING), Antoine Griezmann (Atlético de Madrid, ESP), Thomas Lemar (Monaco), Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) e Florian Thauvin (Olympique de Marseille).










Imagem: FIFA