O Peru, 36 anos depois, está de volta à Copa do Mundo. O selecionado andino fez uma campanha acima das expectativas nas duas Copas América e nas Eliminatórias, e acabou premiado com a vaga no Mundial. O técnico Ricardo Gareca assumiu a seleção no meio do ciclo, foi renovando a equipe, e com suas bases características, montou um time muito forte.
O Peru joga num 4-2-3-1 geralmente. O toque de bola é uma arma importante para furar defesas, mas o time também é capaz de jogar com a referência e transitar, se necessário. O goleiro Pedro Gallese, é um dos líderes do elenco. Christian Cueva é hoje o mais criativo dos meias. Já André Carrillo, assim como Jefferson Farfán, é uma alternativa de velocidade pelas extremas, enquanto Farfán também pode atuar pela faixa central. Pela esquerda, Edison Flores, também fecha por dentro. Os meias afunilam, para dar o corredor aos laterais, Miguel Trauco e Advíncula. Na frente da área, Renato Tapia tem a companhia de Yoshimar Yotún, com Chistian Ramos e Alberto Rodríguez, sendo os zagueiros.
Na frente, o atacante Paolo Guerrero foi titular durante as eliminatórias, fazendo um trabalho de pivô muito importante, mas acusado de doping, foi suspenso pela FIFA por um ano. Ainda assim, jogará a Copa, pois recorreu ao TAS. Com sua ausência, deu espaço para Raúl Ruidíaz, destaque na Copa América Centenário, atuar na repescagem contra a Nova Zelândia, fazendo um papel fundamental com desmarques de apoio, o que pode gerar dúvidas na cabeça de Gareca. Além disto, Ruidíaz vem atuando em um nível muito alto com a camisa do Monarcas Morelia, na Liga MX.
Mesmo há tanto tempo longe dos Mundiais, o Peru fez um bom ranking da FIFA, e está em uma chave acessível. Deve disputar com a Dinamarca, e talvez a Austrália, um lugar nas oitavas-de-final, já que a França, é a grande favorita do grupo C.
Sistema tático: 4-2-3-1
Craque: Jefferson Farfán (Lokomotiv Moscou)
A esperança: Christian Cueva (São Paulo)
Treinador: Ricardo Gareca
Time-base: Gallese, Advíncula, Ramos, Rodríguez (Santamaría), Trauco; Tapia, Yotún; Carrillo (Farfán), Cueva, Flores; Paolo Guerrero.
Lista de Convocados para a Copa do Mundo 2018:
Goleiros: Pedro Gallese (Veracruz, MEX), José Carvallo (UTC) e Carlos Caceda (Municipal).
Defensores: Luis Advincula (Lobos, MEX), Miguel Araujo (Alianza Lima), Aldo Corzo (Universitario), Nilson Loyola (Melgar), Christian Ramos (Veracruz, MEX), Alberto Rodríguez (Junior, COL), Anderson Santamaría (Puebla, MEX) e Miguel Trauco (Flamengo, BRA).
Meio-campistas: Pedro Aquino (Lobos, MEX), Wilder Cartagena (Veracruz, MEX), Christian Cueva (Sao Paulo, BRA), Edison Flores (Aalborg, DIN), Paolo Hurtado (Vitoria Guimaraes, POR), Andy Polo (Portland, EUA), Renato Tapia (Feyenoord, HOL) e Yoshimar Yotún (Orlando, EUA).
Atacantes: Paolo Guerrero (Flamengo, BRA), André Carrillo (Watford, ING), Raúl Ruidíaz (Morelia, MEX) e Jefferson Farfán (Lokomotiv Moscou, RUS).
Imagem: FIFA.com
0 Comentários