Depois de anos como uma referência dentro do futebol Mundial,  a derrota para o o Bayern de Munique na Champions League passada foi sinal de queda para muitos. O time estava no bagaço, com vários jogadores desgastados, outros entrando em decréscimo físico por conta da idade,  o treinador lutando contra um problema grave na garganta, e o principal jogador,  o argentino Lionel Messi lesionado e sem condições de entrar em campo (tanto que após o jogo de Munique ele não voltou à campo), e ainda foi prejudicado pela arbitragem,  acabando derrotado por 7 X 0 no placar agregado pelos Bávaros. 


No entanto, agora,  muita coisa mudou no gigante catalão. O time esta sob o comando do argentino Tata Martino nesta temporada, e consequentemente com algumas novas idéias,  após várias temporadas utilizando os mesmos sistemas táticos.Além de Tata,  a chegada do brasileiro Neymar, a grande promessa de craque do futebol atual,  também deu um novo vigor (e opções) aos Culés. 

O Barcelona hoje, utiliza bem mais Cesc Fabregas,  Neymar e Alexis Sanches,  dentro das idéias de Martino. Três jogadores agudos, com características parecidas com as de Messi, que deixam o time mais incisivo, e sem a dependência de Xavi. 


Ponto Forte


A posse de bola e o poder ofensivo. O Barcelona sempre domina a bola, no campo do adversário, e quando a perde exerce uma marcação pressão ainda no ataque, para já recupera-la. Com Martino no Comando e a aquisição de Neymar, esta posse de bola tem tudo para ficar mais aguda, tornando o Barça um time com um ataque letal para qualquer adversário.


Ponto Fraco


Bem, a defesa, principalmente na bola aérea. O time só te Piqué, Mascherano , jogador que de baixa estatura e volante de origem, o quase sempre lesionado Puyol e o garoto Bartra como zagueiros. Com um dos dois primeiros se lesionando, a situação fica complicada, e Martino se vê obrigado a colocar um lateral ou um volante por ali. E isso, que os laterais não são de caracteristicas defensivas e sim de apoio, como é o caso de Daniel Alves, Alba e Adriano.

O Cara

Lionel Messi



Lionel Messi, mesmo com só 40 % de seu fisico classificou o Barcelona para as semi-finais do ano passado. Quando não tinha nem isso, o time acabou amassado pelo Bayern de Munique. Razão clara que define que é Messi o cara do Barcelona. E ele seria o cara em qualquer lugar, até porque marca sempre mais de 50 gols em por temporada, algo que nehum outro atacante do futebol atual consegue.

BARCELONA (Espanha)

Fundação: 1899
Site: www.fcbarcelona.com
Títulos na Liga: 4 (1992, 1997, 2009, 2011)
Estádio: Camp Nou (Barcelona)
Capacidade: 98.772

Time-Base 

F.C. Barcelona 4-3-3 football formation

Técnico: Gerardo "Tata" Martino


Palpite: Forte candidato à taça da Champions League.


Goleiros:

1- Victor Valdes

13- Jose Manuel Pinto
25- Oier Olazába

Defensores:
15- Marc Bartra

2- Martin Montoya

21- Adriano

14- Javier Mascherano

Jordi Alba
18- Jordi Alba
5- Carles Puyol

3- Gerard Pique

22- Dani Alves

Meias:

16- Sergio Busquets

8- Andres Iniesta

6- Xavi Hernandez

4- Cesc Fabregas

Jonathan Dos Santos
12- Jonathan Dos Santos

Sergi Roberto
24- Sergi Roberto

Alex Song
17- Alex Song

Atacantes:

7- Pedro Rodriguez

10- Lionel Messi

9- Alexis Sanchez



19- Ibrahim Affelay



23- Isaac Cuenca

Cristian Tello
20- Cristian Tello

Neymar
11- Neymar