“Este é o melhor elenco que temos desde os Invencibles”. Quem proferiu esta frase foi Arsene Wenger, técnico do Arsenal e o comandante com maior longevidade em um clube de uma das grandes Ligas do Futebol Mundial. Isto mostra bem a pressão com que os Gunners entram nesta Liga dos Campeões: é preciso passar do quase.
Quando uma temporada começa, sempre da a impressão de que ela será a do Arsenal. Mas desde os invencibles, isto não se confirma. Mais uma vez o Arsenal perdeu alguns jogadores no Mercado, e fez alguns bons investimentos. A grande questão é saber se Wenger vai conseguir montar um time que renda acima das expectativas, especialmente nos mata-matas da Champions. Sim, pois certamente seria um balde de água gelada, caso o Arsenal não consiga a vaga na fase seguinte nesta chave H, que ainda conta com o Borussia Dortmund, com o qual os Gunners devem brigar pela primeira colocação, o perigoso Galatasaray e a incógnita Anderlecht.
Neste meio de ano, desembarcaram no Emirates Stadium o atacante chileno Aléxis Sánchez, que vem do Barcelona, o lateral-direito francês Mathieu Debuchy, que estava no Newcastle, o goleiro colombiano David Ospina, que veio do Nice, o promissor defensor Chambers, e de última hora Danny Welbeck, atacante famoso pela irregularidade nos tempos de Manchester United.
Welbeck veio para ser a peça de reposição para Giroud, que ficará de fora de toda a primeira fase da Champions, ao menos que ocorra um milagre e ele volte antes. Mal ou bem, Giroud ainda era a principal fonte de gols do Arsenal, e sua ausência certamente será sentida. Tirando Welbeck, o outro centroavante do elenco dos Gunners é Sanogo, uma grande incógnita. Pelo menos as peças importante do meio-campo permaneceram, como Ozil, Santi Cazorla, Ramsey e Walcott, dando sequência ao já consagrado estilo de jogo, com bastante toque de bola e velocidade.
A defesa viu a principal perda: o zagueiro Vermaelen foi para o Barcelona. Não que o Vermaelen da temporada passada seja uma grande perda, mas o da temporada 2012/13 é. O goleiro polonês Szczesny segue por lá, mas como já dito acima ganhou uma sombra, ou até duas: o titular da seleção colombiana, Ospina e o argentino Martinez, sempre cotado como uma das grandes promessas de goleiro do Futebol Mundial, e que parece que enfim vai ganhar chances de Wenger com a saída de Fabianski, que foi para o Swansea.
A pressão em cima do Arsenal é maior ainda pelo fato de o clube nunca ter ganho a Liga dos Campeões. O máximo que conseguiu foi um vice-campeonato na temporada 2005-2006, quando os Gunners foram derrotados pelo Barcelona de Ronaldino e Eto’o na Final. Aliás, fazia muito tempo que o Arsenal não ganhava uma taça, e neste ano já ganhou duas: a FA CUP, que chegou após uma vitória sobre o Hull City, e  a Community Shield, ganha sobre o Manchester City. Falta, contudo, o Grande título, que seria a Premier League ou a Champions League. Tem o Arsenal condições de ganhar um destes dois Campeonatos? Até onde os comandados de Arsene Wenger podem chegar nesta Liga dos Campeões? Questões para a temporada responder.
Time-Base:
Arsenal football formation
Técnico: Arsene Wenger
Movimentações na janela de transferências:
Vem: Alexis Sánchez (FC Barcelona), Mathieu Debuchy (Newcastle United FC), David Ospina (OGC Nice), Calum Chambers (Southampton FC), Danny Welbeck (Arsenal)
Vai: Thomas Vermaelen (FC Barcelona), Łukasz Fabiański (Swansea City AFC), Bacary Sagna (Manchester City FC), Chuks Aneke (SV Zulte Waregem), Nicklas Bendtner (VfL Wolfsburg), Park Chu-Young (unattached), Thomas Eisfeld (Fulham FC), Wellington Silva (UD Almería, empréstimo), Carl Jenkinson (West Ham United, empréstimo)

Confira a Lista de inscritos do Arsenal na Champions League 2014-2015:

Goleiros
1 – Wojciech Szczęsny
13 – David Ospina
26 – Damián Martínez
43 – Ryan Huddart
57 – Josh Vickers


Defensores
2 – Mathieu Debuchy
3 – Kieran Gibbs
4 – Per Mertesacker
6 – Laurent Koscielny
18 – Nacho Monreal
21 – Calum Chambers
39 – Héctor Bellerín
42 – Isaac Hayden
52 – Tafari Moore
54 – Brandon Ormonde-Ottewill



Meias
7 – Tomáš Rosický
8 – Mikel Arteta
10 – Jack Wilshere
11 – Mesut Özil
15 – Alex Oxlade-Chamberlain
16 – Aaron Ramsey
19 – Santi Cazorla
20 – Mathieu Flamini
24 – Abou Diaby
27 – Serge Gnabry
34 – Francis Coquelin
35 – Gedion Zelalem
46 – Jack Jebb
47 – Glen Kamara
53 – Kristoffer Olsson


Atacantes


9 – Lukas Podolski
14 – Theo Walcott
17 – Alexis Sánchez
22 – Yaya Sanogo
28 – Joel Campbell
29 – Danny Welbeck
38 – Chuba Akpom
45 – Alex Iwobi