Guia da Champions League 2014-2015: Athletic Bilbao



A magia do San Mamés esta de volta à Liga dos Campeões, e certamente cada jogo do Athletic Bilbao em casa vai ter uma pitada de Libertadores. A vibrante torcida já foi fundamental na etapa de Play-offs contra o Napoli, e o caldeirão é a arma para passar da fase de grupos e quem sabe sonhar alto nesta Champions.

Nos jogos fora de casa, no entanto, há motivos para preocupação. Certamente, o maior problema para Los Leones neste grupo H da Liga será as viagens longas, especialmente para a Bielorrússia (onde encara o BATE Borisov) e para a Ucrânia (onde encara o Shakhtar Donetsk), além da sempre complicada visita ao Dragão para encarar o Porto, que parece ser o principal rival do Athletic na luta pela primeira colocação.

O Athletic Bilbao de Ernesto Valverde pouco tem de parecido com o time de Marcelo Bielsa, vice-campeão da Europa League 2011/12. A única semelhança, é que mesmo com perdas como as de Fernando Llorente, Amorebieta, e mais recentemente Ander Herrera, o time ainda continua extremamente perigoso, só que atuando de uma forma mais aguda. A equipe sabe ser objetiva quando tem a posse da bola, mas sabe também se defender muito bem e contra-atacar com muita velocidade, explorando bem os três meias (Beñat, que atua pelo centro e Muniain e Susaeta, pelos lados), além da boa fase de Aduriz, que é quase uma certeza de gols para a equipe. 

A defesa também é muito qualificada Iraizoz é do tipo de goleiro que passa segurança para a defesa, que ainda conta na zaga com o experiente Gupergi e o jovem Laporte, jogador nascido na parte francesa do Páis basco, e que tem tudo para ser em breve um dos melhores defensores da Europa.

Com um time sólido, a fortaleza de San Mamés e um Shakhtar Donetsk no meio de uma crise política, dá para apostar no Athletic Bilbao nas oitavas. E a partir daí, os bascos são quem apostam, no fator Local, para quem sabe repetir compatriotas recentes, como Villareal, Málaga, Valência e em especial o Atlético de Madrid, todos estes clubes espanhóis sem orçamentos gigantescos, mas com algum sucesso recente na Champions League.


Time-Base:

Athletic Club football formation

Técnico: Ernesto Valverde

Movimentações na Janela de Transferências:

Vem: Borja Viguera (Deportivo Alavés)
Vai: Ander Herrera (Manchester United ), Raúl Fernández (Real Racing Club), Íñigo Pérez (CF Numancia), Borja Ekiza (Eibar)

Lista de inscritos na Champions League 2014-2015:

Goleiros



1 - Gorka Iraizoz
13 - Iago Herrerín
28 - Kepa Arrizabalaga
42 - Alejandro Remiro

Defensores

3 - Jon Aurtenetxe
4 - Aymeric Laporte
6 - Mikel San José
12 - Unai Bustinza
15 - Andoni Iraola
16 - Xabier Etxeita
18 - Carlos Gurpegi
24 - Mikel Balenziaga
31 - Unai Bilbao
32 - Markel Etxeberria
34 - Marcos Llorente
36 - Iñigo Lecue
44 - Yerai Alvarez

Meias

5 - Erik Morán
7 - Beñat
8 - Ander Iturraspe
10 - Óscar de Marcos
11 - Ibai Gómez
14 - Markel Susaeta
17 - Mikel Rico
19 - Iker Muniain
23 - Ager Aqueche
29 - Unai Lopez
33 - Óscar Gil
35 - Gorka Iturraspe
39 - Aitor Seguín
40 - Iker Undabarrena
43 - Martin Bengoa

Atacantes

2 - Gaizka Toquero
9 - Kike Sola
20 - Aritz Aduriz
21 - Borja Viguera
22 - Guillermo Fernández
30 - Iñaki Williams
37 - Nestor Salinas
38 - Gorka Santamaria
41 - Jurgi