Imagina que você torce para um clube tradicional de um país como a França. Este clube cai para a segunda divisão, e esta prestes a cair para a terceira. Ai vem um bilionário Russo, injeta dinheiro no clube, salva ele do rebaixamento, coloca na primeira divisão e começa a contratar estrelas do futebol Mundial. Ai o clube se classifica para a Champions League, e os craques começam uma debandada geral. Imaginou a frustração? É ela que os torcedores do Monaco estão sentindo.
Falcao Garcia, a grande estrela e símbolo da era Milionária do clube do Principado, foi para o Manchester United. O meia colombiano James Rodriguez, artilheiro da última Copa e o principal jogador da equipe após a lesão de Falcao García na última temporada, tomou o rumo do Real Madrid. Abidal foi para o Olympiacos, Sergio Romero não permaneceu, Rivière foi para o Newcastle, e Obaddi também se foi. As manchetes durante boa parte da janela especulavam saídas, e não chegadas. O único nome de alguma fama a desembarcar no Principado foi o técnico Leonardo Jardim, vice-campeão português com o Sporting, substituto de Claudio Ranieri.
Um clube sem tradição recente na Champions League, com um elenco de jogadores que em sua maioria nunca atuaram na competição, que sofreu um desmanche e ainda trocou de técnico, sendo que o novo comandante também não tem experiência no maior certame do Velho Continente. Certamente, esta não é a fórmula do sucesso para uma equipe na Liga dos Campeões. Não que o elenco do Monaco seja mais fraco do que o da maioria das equipes da Ligue 1 que disputaram a Champions League recentemente (exceção feita, obviamente ao Paris Saint-Germain), e algumas delas, como o Olimpique de Marselha em 2011/12 ou o Lyon na temporada 2009/10, conseguiram fazer campanhas acima das expectativas. O grande problema é a quebra das expectativas.
Torcedores do Monaco já chegaram até a pedir o dinheiro dos ingressos pagos com antecedência de volta, tamanha é a frustração. O desmanche se deu por conta de dificuldades financeiros do dono do clube monegasco, Dmitry Rybolovlev, que se envolveu recentemente em um divórcio bilionário. Em maio, a justiça decidiu que Elena Rybolovlev, ex-esposa de Dmitry, teria direito a € 3,3 bilhões do seu patrimônio total, que é de € 6,5 bilhões. A disputa ainda está na justiça e parece longe do fim, mas o Monaco já teve que arcar com as consequências.
Vale ressaltar, que passado impacto das perdas, o Monaco ainda tem condições de montar uma boa equipe para encarar esta Liga dos Campeões. Os laterais Fabinho, e especialmente Layvin Kurzawa são bastante promissores, e cabe a João Moutinho e Berbatov liderar a equipe do meio para frente. Ambos são experientes, e sabem muito bem o que é jogar uma Liga dos Campeões.
Fica a expectativa também na Juventude, tanto do técnico Leonardo Jardim, quanto dos jovens promissores do elenco, como Martial, Ferreira Carrasco, Ocampos e Germain. Resta aos torcedores esperar que pelo menos um deles exploda nesta temporada, para quem sabe levar a equipe até as oitavas de final desta Liga dos Campeões e a uma boa campanha na Ligue 1.
Time-Base:
Técnico: Leonardo Jardim
Movimentações na Janela de Transferências:
Vem: Tiémoué Bakayoko (Stade Rennais), Maarten Stekelenburg (Fulham FC, empréstimo), Wallace (SC Braga, empréstimo), Bernardo Silva (SL Benfica, empréstimo)
Vai: James Rodríguez (Real Madrid CF), Emmanuel Rivière, (Newcastle United FC), Éric Abidal (Olympiacos FC), Mounir Obbadi (Hellas Verona FC), Sergio Romero (UC Sampdoria), Flavio Roma (retirado)
Lista de Inscritos na Champions League 2014-2015:
Goleiros
1 – Danijel Subašić
16 – Maarten Stekelenburg
30 – Seydou Sy
40 – Marc-Aurèle Caillard
16 – Maarten Stekelenburg
30 – Seydou Sy
40 – Marc-Aurèle Caillard
Defensores
2 – Fabinho
3 – Layvin Kurzawa
5 – Aymen Abdennour
6 – Ricardo Carvalho
13 – Wallace
20 – Borja López
21 – Elderson
24 – Andrea Raggi
34 – Abdou Diallo
38 – Almamy Tourè
3 – Layvin Kurzawa
5 – Aymen Abdennour
6 – Ricardo Carvalho
13 – Wallace
20 – Borja López
21 – Elderson
24 – Andrea Raggi
34 – Abdou Diallo
38 – Almamy Tourè
Meias
7 – Nabil Dirar
8 – João Moutinho
14 – Tiemoué Bakayoko
15 – Bernardo Silva
22 – Geoffrey Kondogbia
28 – Jérémy Toulalan
29 – Dolan Bahamboula
37 – Abdou Aziz Thiam
Atacantes
9 – Dimitar Berbatov
11 – Lucas Ocampos
17 – Yannick Ferreira-Carrasco
18 – Valère Germain
19 – Lacina Traoré
23 – Anthony Martial
18 – Valère Germain
19 – Lacina Traoré
23 – Anthony Martial
0 Comentários