O cidadão que desconsiderar a história do Malmö, é o no mínimo uma pessoa desinformada. O clube é o maior campeão da Suécia, com 20 títulos, e foi vice-campeão Europeu na temporada 1978/79.
Contudo, fazia muito tempo que a equipe não alcançava a fase de grupos da Liga dos Campeões. E também fazia algum tempo que uma equipe sueca não alcançava a fase de grupos da Champions. E isto que a perspectiva do Malmö nem era das melhores quando entrou na disputa do torneio, ainda nas fases preliminares.
O principal responsável pelo título sueco da temporada passada, o técnico Rikard Norling, deixou o comando da equipe. Em seu lugar, assumiu Åge Hareide, que procurou dar sequência no trabalho, e colheu bons frutos com isto.
O novo comandante conduziu a equipe até os play-offs, depois de passar pelo duríssimo Sparta Praga no meio do caminho. Na etapa de Play-offs, o Malmö era a equipe de pior coeficiente da UEFA. O adversário era o temido Red Bull Salzburg, grande destaque da Liga Europa 2014/15, e que recebe altos investimentos da patrocinadora que carrega no nome. Mesmo assim o Malmö não se intimidou: conduziu bem o jogo da ida, fora de casa, e no seu campo enfiou um 3x0 nos austríacos. Além da vitória chamou a atenção do mundo neste jogo o golaço de Voleio de Magnus Eriksson, que você confere abaixo.
O principal destaque da equipe na temporada passada foi o atacante sueco Guillermo Molins, que chegou no meio da temporada, e com seus gols, mudou a história da equipe na Liga. O mais famoso jogador do elenco, no entanto, é Markus Rosenberg. O jogador de 33 anos foi revelado pelo o Malmö, e por lá ficou até 2005, quando foi vendido ao Ajax. Depois, teve uma passagem pelo Werder Bremen, e agora justifica o provérbio que o bom filho a casa retorna. Ele foi o autor de dois gols contra o Red Bulll nos play-offs, o que reforça ainda mais a sua condição de ídolo.
Alcançar a vaga nas oitavas de final, em uma chave que ainda conta com o atual Campeão Espanhol e vice da Europa, o Atlético de Madrid, além doa Juventus, campeã Italiana e do Olympiacos, campeão grego. Mas se os azuis já surpreenderam na fase anterior, porque não continuar surpreendendo Os adversários que se cuidem.
Uma curiosidade, é que Zlatan Ibrahimovic foi formado na categoria de base do Malmö. Ele foi promovido ao time de principal no ano de 1999, mas não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe para a segunda divisão. No entanto, ele foi o grande destaque da campanha do retorno á elite na temporada seguinte, e em 2001 foi vendido ao Ajax por 7,8 milhões de Euros.
Time-Base:
Movimentações na Janela de Transferências:
Vem: Isaac Kiese Thelin (IFK Norrköping), Enoch Kofi Adu (Club Brugge KV), Anton Tinnerholm (Åtvidabergs FF), Agon Mehmeti (US Città di Palermo)
Vai: Petar Petrović (Torino FC), Miiko Albornoz (Hannover 96), Jasmin Sudić (Mjällby AIF), Mahmut Özen (Kayseri Erciyesspor, empréstimo), Petar Petrović (FK Radnički Niš)
Lista de inscritos na Liga dos Campeões 2014-2015:
Goleiros
25 - Robin Olsen
27 - Zlatan Azinovic
Defensores
2 - Matias Concha
3 - Anton Tinnerholm
4 - Filip Helander
18 - Johan Hammar
20 - Ricardinho
21 - Erik Johansson
32 - Pa Konate
34 - Alexander Blomqvist
Meias
6 - Markus Halsti
7 - Magnus Eriksson
8 - Enoch Adu
11 - Simon Thern
14 - Simon Kroon
15 - Pawel Cibicki
22 - Amin Nazari
31 - Erdal Rakip
33 - Emil Forsberg
35 - Piotr Johansson
Atacantes
9 - Markus Rosenberg
24 - Isaac Thelin
26 - Agon Mehmeti