Guia da Europa League 2014-15


Já é não é de hoje que a Liga Europa se tornou uma competição atraente para aquelas equipes marginais na Liga dos Campeões e/ou em suas Ligas. A competição vem sofrendo inúmeras mudanças ao longo dos anos, e ganhando cada vez mais tradição, pois vai resistindo ao tempo, algo que não aconteceu por Exemplo com a Extinta Recopa Européia. Primeiramente chamada de Fairs Cup (Copas das Feiras), a competição ganhou o nome de UEFA Cup (Copa da UEFA ) em 1971, e desde 2009 passou-se a chamar Europa League.

Ainda na temporada 1999/00, dos clubes eliminados na terceira colocação da fase de de grupos da Liga dos Campeões passaram a receber uma vaga nesta competição, ainda secundária. A maioria entra no torneio ou em crise, ou tentando apagar a decepção de cair tão cedo na Champions. Exemplos de times que conseguiram se redimir, não faltam: o Shakhtar Donetsk de 2009, o Atlético de Madrid em 2010 e o Chelsea em 2012, são exemplos de equipes que em temporadas anteriores, souberam reaproveitar a segunda chance que a Europa os deu.
A partir do ano que vem, a competição dará ao seu Campeão uma vaga na Liga dos Campeões seguinte, o que deve fazer cada vez mais o interesse do Público aumentar sobre o torneio, e logicamente das próprias equipes. Como esta vaga é uma vaga extra, pode se transformar no Grande atalho para clubes de Ligas competitivas como as da Espanha, Itália e Inglaterra, onde 20 equipes, muitas delas de bom nível, duelam por no máximo quatro vagas ( no caso da Itália são só três).
Por falar em Itália, a Internazionale, Tricampeã tanto da Liga dos Campeões, quanto da Copa da UEFA, tenta remontar a sua História Européia a partir de uma boa campanha nesta Europa League. A equipe neruazzurri está na chave F, ao lado do gigante francês Saint-Etienne, e do ascendente Qarabag (Azerbaijão) e do Dnipro. Além da Inter, mais quatro ex-campeões da Champions estão nesta Europa League: Celtic, PSV, Feyenoord e Steaua Bucareste.
Outro clube Italiano da Competição é o Torino, que volta a disputar uma competição Européia após 21 anos. Em 1992 os Toros foram vice-campeões da Copa da UEFA, quando perderam para o Ajax. Estavam naquele time do Torino jogadores como Scifo, Casagrande, Marchegiani e Lentini.
O Estádio Nacional de Varsóvia, que recebeu a abertura da Eurocopa 2012 e a abertura do Mundial de Vôlei 2014. será a sede da Final. Com capacidade de 58 mil lugares. Uma curiosidade, é que a equipe Polonesa desta Europa League, o Legia Varsóvia manda seus jogos em outro Estádio, a Pepsi Arena.

Primeira Rodada da Europa League 2014/15: Quinta-feira, 18 de Setembro, jogos às 14h05 e 16h05 (horário de Brasília)

Grupo A: Borussia Mönchengladbach x Villarreal, Apollon Limassol x Zürich
Grupo B: Club Brugge x Torino, København x HJK Helsinki
Grupo C: Partizan x Tottenham Hotspur, Beşiktaş x Asteras Tripolis
Grupo D: Red Bull Salzburg x Celtic, Dinamo Zagreb x Astra
Grupo E: PSV Eindhoven x Estoril, Panathinaikos x Dinamo Moscou
Grupo F: Dnipro Dnipropetrovsk x Internazionale, Qarabağ x Saint-Étienne
Grupo G: R. Standard de Liège x Rijeka, Sevilla x Feyenoord
Grupo H: LOSC Lille x Krasnodar, Everton x Wolfsburg
Grupo I: Young Boys x Slovan Bratislava, Napoli x Sparta Praga
Grupo J: FC Steaua Bucureşti x Aalborg, Rio Ave x Dynamo Kiev
Grupo K: PAOK x Dinamo Minsk, Fiorentina x Guingamp
Grupo L: Metalist Kharkiv x Trabzonspor, Legia Varsóvia x Lokeren

Os Grandes Jogos da primeira fase da Liga Europa 2014/15:

Quinta-feira, 2 de Outubro: Dynamo Kiev x Steaua Bucureşti, Wolfsburg x LOSC Lille
Quinta-feira, 23 de Outubro: Internazionale x Saint-Étienne, PSV Eindhoven x Panathinaikos
Quinta-feira, 6 de Novembro: Everton x LOSC Lille, Astra x Celtic x Sevilla
Quinta-feira, 11 de Dezembro: Beşiktaş x Tottenham Hotspur, København x Torino