Copa dos Campeões 1986-1987: Porto Campeão Europeu pela primeira vez
Até a Temporada 1986/87, apenas uma equipe portuguesa já havia vencido a Liga dos Campeões: O Benfica, na década de 1960. Portugal amargava um jejum de mais de 20 anos sem levantar a taça mais importante de clubes do continente. Até o Porto mudar esta história. O começo da caminhada foi arrasador: o time começou aplicando uma goleada histórica de 9 a 0 no Rabat Ajax de Malta logo na primeira fase, e com uma vitória simples de 1 a 0 no outro jogo, somou um 10 a 0 no agregado.
Logo na segunda etapa da competição, o atual Campeão Steua Bucarest acabou sendo eliminado pelo Anderlecht, em uma verdadeira vingança com da semi-final da edição anterior. Caminho mais aberto ainda para o Porto!
Os Dragões passaram pelo Vitkovice da República Tcheca nas oitavas-de-final (derrota por 1 a 0 fora e 3 a 0 vitória por 3 a 0 fora), pelo Brøndby da Dinamarca nas quartas-de-final (vitória por 1 a 0 em casa e empate em 1 a 1 fora), e pelo Dínamo Kiev, com duas vitórias por 2 a 1 na Semifinal, chegando assim na decisão, onde o adversário seria o Bayern de Munique.
O sempre forte time da Baviera havia eliminado anteriormente o Anderlecht, algoz do até então atual campeão europeu Steua Bucarest, nas quartas-de-final, e o não menos tradicional Real Madrid nas semifinais, contando com uma vitória por 4 a 1 na Alemanha.
O Bayern iria para a final sem o seu capitão Augenthaler (suspenso), e o atacante Roland Wohlfarth, machucado. Mas mesmo assim foi o time bávaro quem abriu o placar, com um gol de Ludwig Kögl. Contudo, o Porto viraria o jogo, com gols de um inspirado Madjer, que marcou de calcanhar, e de Juary, que entrou no segundo tempo, ficando assim com o caneco inédito.
27.05.1987 (Final TCE) - FC Porto vs Bayern... por blogdoblueboy
Ficha Técnica:
Copa dos Campeões da Europa de 1987 - Final (Viena):
Porto 2 X 1 Bayern de Munique
Porto: Mlynarczyk, João Pinto , Eduardo Luís, Celso, Ignacio, Quim, Magalhães, Madjer, Sousa, Andre, Futre.
Bayern de Munique: Pfaff, Winklhofer, Nachtweih, Eder, Pfugler, Flick, Brehme, Hoeness, Matthaus, Kogl, Rummenigge.
Gols: Kogl (Bayern de Munique); Madjer e Juary (Porto).
Árbitro: Alexis Ponnet.