A História do Manchester derby
Os olhares do planeta se deslocam para Manchester, na Inglaterra, quando temos um dos derbies mais aguardados do futebol Mundial. Manchester United e Manchester City não chegavam a ostentar uma raiva tão grande um pelo outro até os anos 50, mas a modernidade trouxe ao confronto todaa rivalidade de um duelo local, historicamente favorável ao lado vermelho, mas que vem se equilibrando com o passar dos anos.
O grande momento do Manchester derby foi o período onde o fim da era Alex Ferguson no United e o começo do investimento do Sheik no City conviviam na mesma cidade. Ambos tinham equipes entre as melhores e mais temidas do planeta, e o jogo era realmente o segundo que mais chamava a atenção dos fãs do futebol europeu, atrás apenas do El Clásico espanhol. Mas, as chegadas de Mourinho e Guardiola ao município, em 2016, recolocou os holofotes sobre o duelo.
No entanto, a rivalidade é muito antiga, tendo o primeiro Clássico da história sido disputado quando as equipes ainda se chamavam West Gorton (hoje Manchester City) e Newton Heath LY (Manchester United), no dia 12 de Novembro de 1881. O “Newton Heath” venceu por 3 a 0. Ambas as equipes tem origem nas classes operárias da industrializada Manchester, mas os torcedores do City se concentram nas áreas das zonas sul e leste de Manchester, enquanto os torcedores do United estão em sua maioria no norte e no oeste da cidade. A torcida do Manchester United é considerada a maior da cidade, e possivelmente seja a maior da Inglaterra, enquanto a do City ocupa entre a sexta e a sétima posição do Ranking das maiores torcidas inglesas.
Uma curiosidade é que o Histórico goleiro Peter Schmeichel nunca perdeu um derby de Manchester. O Dinamarquês atuou por oito temporadas em Old Trafford, mas defendeu o City em 2002/03, mais para o fim da carreira.
Anteriormente aos dias atuais, possivelmente, o momento de maior equilíbrio de forças aconteceu no ano de 1968, quando o Manchester United de George Best se sagrou campeão da Liga dos Campeões, mas acabou perdendo o título inglês para um igualmente forte time do City.
Na temporada 2010/11, o Manchester United sagrou-se campeão da Premier League no mesmo dia em que o Manchester City sagrou-se campeão da FA Cup, em um dos raros momentos em que a cidade inteira ficou em festa.
Um ano depois, os dois clubes disputaram o título da Premier League 2011/12 em um confronto quase direto, com o páreo só sendo decidido na última rodada, quando o City derrotou o QPR por 3 a 2 com um gol nos nos acréscimos de Kun Aguero, calando a festa do Manchester United, que havia acabado de vencer seu jogo e já comemorava mais uma conquista de Liga local.
O momento de maior felicidade recente do torcedor Citizen, no entanto, deve ser o dia 23 de outubro de 2011, quando o time azul goleou os Red Devils do United por 6 a 1, em pleno Estádio Old Trafford, igualando o mesmo placar que havia obtido no dia 23 de janeiro de 1926. Ambas são as maiores goleadas do Clássico. As duas maiores vitórias do United acontecerão em 1955 e 1994, ambas por 5 a 0.