Champions League 2014-2015, Oitavas de Final - Schalke 04 x Real Madrid


Data e Horário

Schalke 04 x Real Madrid - Dia 18 de Fevereiro, às 17h45 (Horário de Brasília)

Real Madrid x Schalke 04 - Dia 10 de Março, às 16h45 (Horário de Brasília)


O Filme se repete. Real Madrid e Schalke 04 se encaram pelas Oitavas de final da UEFA Champions League 2014-2015, um ano apenas após o encontro da temporada passada. É fácil relembrar o Histórico 6 x 1 do time merengue para cima dos Azuis Reais em plena Veltins Arena, e do 3 x 1 no Santiago Bernadeú. O Schalke 04, agora treinado por Roberto Di Matteo, Campeão da Champions League como treinador do Chelsea em 2012. espera que o replay fique apenas no confronto, e não nos placares, mesmo que saiba que a classificação é uma tarefa extremamente complicada.






O Real Madrid é o time a ser batido nesta UEFA Champions League até aqui. Atual Campeão, com 10 taças no armário e o atual melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, em campo, o time entrou cheio de expectativas nesta Champions, e por enquanto vem correspondendo.

A grande característica do Real Madrid é o equilíbrio. O time do técnico Carlo Ancelotti alterna bem o seu estilo de jogo, sabendo trocar da posse de bola para o contra-ataque com uma facilidade imensa. Tudo isto, por conta do poder de fogo do ataque merengue. O chamado Trio "BBC", formado por Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo, é um dos melhores da Europa. Três jogadores com velocidade, habilidade, inteligência e precisão nos arremates, tornando-se sempre uma ameaça à meta do adversário.

James Rodríguez tem capacidade para se juntar aos homens de frente, formando um quarteto ainda mais forte. A defesa merengue, passa longe de trazer preocupações ao técnico Carlo Ancelotti, e Sergio Ramos e Pepe formam uma das duplas mais seguras e entrosadas da Europa. Taticamente, a maior preocupação é mesmo o meio-campo. Com as saídas de Dí Maria e Xabi Alonso no começo da temporada, o Real Madrid perdeu de uma vez duas das três peças do seu meio-campo Campeão Europeu. Mesmo que o ataque fosse o setor de maior destaque, era o meio merengue quem estabilizava o time. Para piorar a situação, no meio desta temporada, Luka Modric, a terceira peça, sofreu uma lesão grave, e só deve estar em melhores condições a partir das quartas de final, o que não significa, também, que ele estará na sua melhor forma física neste momento. A chegada do excelente Toni Kross, sem o poder de combate de Xabi, mas com muita qualidade no passe, amenizou bastante os problemas neste sentido, mas ter Modric os momentos decisivos parece fundamental caso o Real queira repetir a conquista da Champions.

O Real Madrid começou a luta pelo Bicampeonato consecutivo da UEFA Champions League na fase de grupos, com um registro quase perfeito. Foram seis vitórias, encarando Liverpool, Ludogorets e Basel duas vezes cada. Os comandados de Ancelotti carregam uma série de 9 vitórias consecutivas na UEFA Champions League, marcando 25 gols e sofrendo apenas três.


O time-base do Real Madrid


Real Madrid C.F. 4-3-3 football formation


PS: Quando Luka Modric e James Rodríguez voltarem de lesão, devem retomar a condição de titulares.


O Schalke 04 faz uma temporada regular. Regular na Bundesliga, Regular na Champions League. Na primeira fase da Liga dos Campeões, passou em uma chave G que ainda tinha o forte time do Chelsea, que terminou na liderança do grupo, o complicado Maribor e o Sporting, que foi na prática o seu grande concorrente direto na briga pela vaga.


A Veltins Arena costuma ser uma arma do Schalke 04, mesmo que não tenha o sido contra o Real na Champions League passada. Geralmente é difícil ganhar dos Azuis Reais em Gelsenkirchen, e um bom resultado na ida, em casa, é fundamental para qualquer pretensão da equipe, que joga sem a pressão do favoritismo. De bom, o confronto da temporada passada só traz a memória do torcedor do Schalke 04 o golaço de Huntelaar, que é a peça chave para a equipe tentar surpreender o Real Madrid. Ele e Eric Choupo-Moting são as esperanças de gol, em chances que não deverão vir em abundância, até mesmo pelo fato de o Schalke, provavelmente, ter pouco a bola no decorrer das duas partidas.

A pausa de inverno não deu ao Schalke a oportunidade de ganhar sequência de jogos oficiais sob o comando de Roberto Di Matteo, algo fundamental para um time cheio de garotos, como Meyer, Goretzka e Draxler, e que enfrenta um rival que o amassou na temporada passada.

A tarefa do Schalke é complicada, mas é aquela velha História: o futebol é imprevisível, em campo são 11 contra 11 ...

O time-base do Schalke 04

FC Schalke 04 football formation

Conclusão:

Este confronto, tem um favorito claro: O atual Campeão da Champions League, o Real Madrid. Mas acredito que o Schalke 04, agora comandado por Roberto de Matteo possa dificultar mais as coisas do que o fez na temporada passada, especialmente se tiver noção das suas limitações, procurar jogar de maneira compacta e encurtando os espaços, especulando nos contra-ataques.

O Real, contudo deve passar. É um time forte pelo alto, rápido no contra-golpe e que sabe atuar com posse. Só o vejo em risco com um time que saiba enfrentá-lo, especialmente aproveitando alguns espaços nas costas dos volantes, algo que o Schalke não se mostra capaz de fazer.

Estaria mentindo se falasse que acredito na classificação da equipe de Gelsenkirchen .