A história do Futebol



Quem vê hoje o Anderlecht servindo de saco de pancadas na Liga dos Campeões, não imagina que nos anos 60/70/80, a Bélgica já foi pequena para o time roxo. Primeiro, na época liderado pelo meia Paul van Himst, considerado um dos maiores futebolistas de todos os tempos, vieram as glórias iniciais. O inédito pentacampeonato Belga em 1968 consolidou a afirmação do clube no mercado interno, e o obrigou a dar vôos mais altos também na Europa.

Foi só nos anos 70, no entanto, que os Mauves começaram a esboçar boas campanhas continentais. Primeiro, veio o título da Recopa 1976-1977, com uma vitória de 4 a 2 sobre o West Ham na final. Com a conquista, o Anderlecht se garantiu na Supercopa Europeia, onde bateu o Bayern de Munique, Campeão da Copa dos Campeões. Mesmo perdendo por 2 a 1 na Alemanha, os roxos aplicaram um 4 a 1 no Parc Astride, em uma atuação de gala de Rensenbrink, autor de dois gols.

Na temporada seguinte
o Anderlecht alcançaria mais uma vez a decisão da Recopa, quando perderia para o Hamburgo. Uma temporada depois, no entanto, bateria o Austria Vienna por 4 a 0 na Final, e conquistaria a sua 2º Recopa, se garantindo mais uma vez na Supercopa, onde encarou o Campeão da Copa dos Campeões, o Liverpool. Com uma vitória de 2 a 0 em casa, e uma derrota por 2 x 1 em Anfield Road, os roxos conquistaram também sua 2º Supercopa, mais uma vez contando com os gols de Rob Rensenbrink.

Mais uma conquista continental viria para os roxos nos anos 80: a Copa da UEFA 1982-1983. Naquela ocasião, o principal jogador da equipe já era Franky Vercauteren, destaque também da seleção belga nas Copas do Mundo de 1982 e 1986. O time campeão belga de 1984-85 marcou época, com 100 gols em 34 jogos. O meio-campista holandês Arie Haan, destaque nos times campeões dos anos 70, continuava no elenco que era base da seleção belga.

Futuramente, o Anderlecht se envolveria em um escândalo de manipulações de resultados, que o deixaria fora dos certames europeus. Nunca mais o clube voltaria a fazer grandes campanhas nas Competições da UEFA, mesmo que até hoje, seja o grande clube em nível belga.