Os Jogos:
13/06 - 19 horas - Chile x Austrália - Cuiabá
18/06 - 16 horas - Espanha x Chile - Rio de Janeiro
23/06 - 13 horas - Holanda x Chile - São Paulo
Federacion de Futbol de Chile
O time: atua com base em um 3-4-3, característico das equipes de Marcelo Bielsa, grande mentor de Jorge Sampaoli.
O Técnico:
Jorge Sampaoli assumiu o time quando a vaga para a Copa estava ameaçada. Não só colocou o Chile no Mundial, como leva a equipe com a expectativa de ser a grande surpresa do torneio. O time alterna fases de alta posse de bola, com outros momentos de forte contra-ataque, tornando-se um adversário terrível para se enfrentar.
Como se classificou: Terceiro nas eliminatórias da CONMEBOL com 28 pontos.
O Craque: Arturo Vidal
O protótipo perfeito de jogador completo. Marca, arma e conclui com a mesma precisão. Prova disto, é que sempre lidera Rankings de desarmes e assistências, e encabeça esta entre os artilheiros do Campeonato que disputa.
Na Juventus, se Pirlo é o cérebro da equipe, ele é o coração. O mesmo coração que pulsa na batida da intensidade deste Chile de Jorge Sampaoli, que só se torna possível por ter um jogador com as características de Vidal no meio-campo.
Fique de olho:
Gary Medel
O Chile possui alguns dos melhores jogadores do mundo, incluindo Arturo Vidal e Alexis Sanchez, mas quem carrega o piano lá atrás é Gary Medel. Um jogador que bota a cabeça na ponta da chuteira do adversário para salvar um lance, raçudo e com a cara do futebol Sul-americano.
Olho também no meia/volante Charles Aranguiz, do Internacional.
Ponto forte
O Chile tem a capacidade de jogar da maneira que desejar, seja lenta, com muita posse de bola ou rápido, com ataques contundentes. Há boas peças no meio-campo e no ataque, como Vargas, Sanchez e Vidal.
Ponto fraco
Mesmo com a improvisação de Gary Medel, a defesa ainda sofre muitos gols, característica natural de uma equipe extremamente ofensiva.
Conclusão
O Chile, com uma das melhores, se não a melhor geração de jogadores de sua história, tem boas chances de avançar de fase. No caminho, no entanto, estão as duas finalistas da última Copa, neste grupo B.
Lista de convocados
Goleiros: Claudio Bravo (Real Sociedad/ESP), Cristopher Toselli (Universidad Católica), Johnny Herrera (Universidad de Chile).
Defensores: Gonzalo Jara (Nothingham Forest/ING), José Rojas (Universidad de Chile), Gary Medel (Cardiff City/GAL), Mauricio Isla (Juventus/ITA), Eugenio Mena (Santos/BRA) e Miiko Albornoz (Malmö/SUE).
Meio-campistas: Francisco Silva (Osasuna/ESP), Felipe Gutiérrez (Twente/HOL), José Pedro Fuenzalida (Colo Colo), Marcelo Díaz (Basel/SUI), Arturo Vidal (Juventus/ITA), Carlos Carmona (Atalanta/ITA), Charles Aránguiz (Internacional/BRA), Jean Beausejour (Wigan/ING), Jorge Valdivia (Palmeiras/BRA).
Atacantes: Esteban Paredes (Colo Colo), Eduardo Vargas (Valencia/ESP), Alexis Sánchez (Barcelona/ESP), Fabián Orellana (Granada/ESP) e Mauricio Pinilla (Cagliari/ITA).