O grande momento europeu da história do Schalke 04 se deu na Copa da UEFA 1996-1997. Com novamente 64 clubes na competição, os azuis reais passaram por Roda JC, Trabzonspor, Club Brugge, Valencia e Tenerife, antes de decidir o torneio com a Internazionale, então atual campeã.
Os alemães venceram no Parkstadion por 1 a 0, enquanto a Internazionale venceu no Giuzeppe Meazza pelo mesmo placar. A final foi para os pênaltis, onde teve vitória do Schalke, que viu a estrela do goleiro Jens Lehmann brilhar.
Os azuis reais venceram a disputa por 4 a 1 Lehmann defendeu as cobranças da Inter efetuadas por Zamorano e Winter. Apenas Djorkaeff converteu a sua cobrança para os italianos. Por outro lado, o Schalke acertou as suas quatro cobranças, com Anderbrügge, Thon, Max e Wilmots, e levantou a taça.
Ficha Técnica da Final
Internazionale 1x0 Schalke 04 (agregado 1x1)
Internazionale: Pagliuca, Bergomi (Angloma), Fresi, Paganin, Pistone, Djorkaeff, Sforza (Winter), Ince, Zanetti (Berti), Ganz, Zamorano. Técnico: Roy Hodgson
Schalke 04: Lehmann, Linke, Thon, De Kock, Eigenrauch, Büskens, Latal (Held), Müller (Anderbrügge), Nemec, Wilmots, Max. Técnico: Huub Stevens
Estádio: Giuseppe Meazza (Milão, Itália)
Nos pênaltis, Schalke 04 Campeão.