Durante muitos anos, o futebol foi visto por parte do governo da extinta União Soviética, como um símbolo Ocidental e capitalista, e conseqüentemente, era recriminado. Contudo, o esporte chegou à Rússia, ainda como Império russo por volta de 1911, e após grande resistência, só após a Segunda Guerra Mundial, foi visto como aliado do governo, devido a paixão que despertava no povo.


No mesmo 1911, foi criado um Clube esportivo do exército, o OLLS. O futebol era usado nos treinamentos, como forma de aprimoramento para a Guerra e para fortalecer a resistência. A classe trabalhadora de Moscou também se apaixonou pelo esporte, e por operários foi fundado o então Krasnaya Presnya, ainda na 2° década dos anos de 1900.


Contudo, o futebol fora do ambiente militar passou a ser visto como algo marginal e amador, e acabou sendo proibido pelo governo, com os seus praticantes sendo perseguidos e presos em alguns momentos. Somente lá por 1920, é que foi permitido a criação de uma liga de futebol não militar, mas ainda em caráter de amadorismo.

Apenas em 1936, foi criada a Liga Soviética de Futebol, envolvendo equipes militares e civis. Em 1923, o OLLS mudou o seu nome para OPPV, e em 1935, o Presnya mudaria seu nome para Spartak. Em 1960,o OPPV passou a se chamar CSKA.


O primeiro confronto entre CSKA e Spartak Moscou aconteceu em 11 de junho de 1922, válido pela final do Campeonato moscovita. O CSKA venceu por 4 a 2.


Durante todo o período Soviético, o CSKA Moscou ficou conhecido como o time do Exército e o Spartak como o time do povo, por não ser ligado a nenhum departamento do governo. Ainda haviam outras três agremiações na capital comunista: o Dínamo Moscou, o time da polícia; o Lokomotiv Moscou, o time dos trabalhadores ferroviários; e o Torpedo, time da indústria automobilística. Sem dúvidas, o último foi o que mais perdeu força nos últimos anos. Havia uma rivalidade muito grande entre as equipes ucranianas e russas, especialmemte entre o Spartak e Dínamo Kiev, dois dos clubes que mais se destacavam.


No momento, a terceira maior torcida de Moscou, pertence ao Zenit St. Petesburg, o clube que mais cresceu após o fim da URSS. Hoje o Zenit é o clube mais rico da Rússia, o que mais atrai audiência na TV, e tem a maior torcida em todas as regiões do país, com exceção da Capital, onde só perde para CSKA e Spartak.


A ascensão do Zenit, acabou criando novos dérbis, em especial, o novo grande dérbi Nacional: Zenit x CSKA, hoje as duas equipes que brigam pelo domínio nacional e que mais investem em contratações. Outra força de fora de Moscou também ascendeu: o Rubin Kazan, hoje a quarta maior torcida do país. Contudo, o dérbi Moscovita ainda guarda o seu charme.