Com gols de Matheus Sávio e Elias, Flamengo e Atlético-MG empataram em 1 a 1 na abertura do Campeonato Brasileiro de Futebol masculino 2017. Um jogão, onde o time visitante pode dizer que criou mais, e o Flamengo lançou o garoto Vinícius Jr., de apenas 16 anos de idade. O Flamengo iniciou a partida em um 4-2-3-1, com Matheus Sávio como novidade. A ideia clara, era circular melhor a bola pela esquerda, onde Carlos César substituía Marcos Rocha, e Elias saía mais para o jogo, sem cobrir muito os espaços. E foi justamente o jovem jogador que abriu o placar para o Mengão, após lançar a bola na área, e Victor focar mais em Guerreiro do que na bola, e ser enganado. O gol saiu ainda no começo da partida, que por si só iniciou bem intensa, com chances para os dois lados. O Atlético teve maior posse de bola durante toda a primeira etapa, embora o Flamengo tenha tido mais chances de alcançar o seu segundo tento.

O técnico Roger Machado melhorou bastante o seu time após trocar Otero por Cazares. Teve dias chances que só não se converteram em gol por conta de Rafael Vaz salvar duas bolas na linha. Mesmo assim, o galo chegou ao empate, com Fred, após erro na saída de bola do Flamengo. Contudo, teve de voltar à Minas Gerais com apenas um ponto na bagagem.

Destaque para os dois treinadores. Enquanto Roger soube usar bem seu elenco, Zé Ricardo mexeu em um time que havia sido campeão uma semana antes. Durante o jogo, mandou ao campo Ederson, que volta aos gramados após longa parada, e o garoto Vinícius Jr., que não comprometeu.