O diretor da Roma, o espanhol Monchi, anunciou nesta quarta-feira, que Francesco Totti, após 25 temporadas no time principal da Roma, estará se aposentando. O italiano passará a formar parte da diretoria dos Giallorossi. Com 40 anos, Totti está na Roma desde a temporada 1992-1993, acumulando 783 jogos e 307 gols pelo clube.
Este é o fim de uma Era. A história de Totti se mistura com a da Roma, o clube de seus amores, e pelo qual ele deu a vida. Um dos melhores jogadores de todos os tempos, Francesco preferiu defender a camisa do clube do coração durante toda a carreira, ao invés de se transferir para a Juventus ou o Real Madrid, onde iria ganhar muito mais em dinheiro, e poderia ter conquistado uma Liga dos Campeões, ou uma Bola de Ouro.
Seu gesto, raro nos dias de hoje, faz qualquer um refletir sobre valores. São 27 anos vestindo a camisa da Roma, desde as categorias de base até o profissional. Totti pode não ter sido nunca eleito o melhor jogador do Mundo, mas fez da Roma o seu mundo, e viveu nele com muita intensidade e paixão. Além disto, Totti foi um típico trequartista, capaz de unir liderança visão de jogo e faro de gol, e ficará na memória de todos.
Confira abaixo alguns dados, sobre a carreira desta Lenda. Obrigado por tudo, Il Capitano!
- Com apenas 16 anos de idade, Totti estreou com a camisa da Roma, na equipe principal. Um ano depois, aos 17, marcou o seu primeiro gol, no empate em 1x1 da Loba com o Foggia.
- Ao todo, Totti já marcou 307 gols em sua carreira profissional. São 250 só na Serie A, da qual ele é o segundo maior artilheiro superado apenas por Silvio Piola, que marcou 374 tentos. Totti também é, consequentemente, o maior artilheiro da Roma na Serie A.
- Totti se casou com a modelo e apresentadora de televisão Ilary Blasitem em 2005, em casamento marcado por uma grande festa e transmissão ao vivo da Sky. Com ela, ele tem três filhos: Cristian, Chanel e Isabel. O primeiro, mais velho, com 10 anos, já defende as categorias de base da Roma.
- O único ídolo de Totti no esporte é o tenista Roger Federer. Segundo Totti o suíço é "tecnicamente brilhante, forte fisicamente e dotado de uma mentalidade vencedora".
- Totti, quando torcedor, admirava o atacante alemão Rudi Völler, mas principalmente o meia Giuseppe Giannini, de quem tinha vários pôsteres em seu quarto.
- Totti ganhou a Chuteira de Ouro na temporada 2006-2007. Nesta temporada, ele marcou 32 gols e foi artilheiro da Serie, também conquistando a Coppa Italia com a Roma.
- Em 1997, com apenas 21 anos, Totti se tornou Capitão da Roma. Com o clube, conquistou a Serie A na temporada 2000-2001, a Coppa Italia nas temporadas 2006-2007 e 2007-2008, e a Supercopa Italiana em 2001 e 2007. Em 2006, também conquistou a Copa do Mundo com a seleção italiana.
- A estreia na seleção italiana veio aos 22 anos, nas Eliminatórias da Euro de 2000, contra a Suíça, em Údine. O primeiro gol pelo selecionado, só sairia um ano e meio depois, diante de Portugal.
- Em partida válida pela quinta rodada da Série A de 2015-16, contra o Sassuolo, chegou a marca de 300 gols com a camisa giallorossi, em jogo que terminou 2 a 2.
- Algumas comemorações de gols marcados por Totti entraram para a história, como a inesquecível selfie, feita para comemorar o seu tento em um dérbi contra a Lazio.
- A expulsão de Totti nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2002, contra a Coreia do Sul, foi marcante. O atacante foi derrubado na grande área, mas ao invés de marcar o pênalti, o árbitro Byron Moreno deu o segundo cartão amarelo e o expulsou. Ao todo, Totti acumula 122 cartões amarelos e 15 vermelhos na carreira, número relativamente alto para um atacante.
- No dia 29 de novembro de 1998, Totti marcou o seu primeiro gol contra a Lazio, em um empate em 3x3. Hoje, ele é o maior artilheiro do dérbi romano, com 11 gols.
- Em 2004, Totti foi incluído no FIFA 100, uma lista de 125 grandes jogadores vivos, selecionada por Pelé e pela FIFA em ocasião das celebrações do centenário da entidade máxima do esporte bretão. Ele também foi eleito por cinco vezes o melhor jogador italiano do ano pela Associação Italiana de Jogadores, e é considerado o maior jogador italiano de todos os tempos.