Confira uma Galeria com 10 equipes que a História injustamente não conta como vencedores do maior interclubes do Mundo, mas nunca lhes faltou glória e coragem.
Nem só os Campeões possuem glórias. Em um torneio tão difícil quanto a UEFA Champions League, onde só um time pode ser Campeão, muitas vezes equipes derrotadas passam longe de ser perdedoras. Nós separamos aqui 10 clubes que nunca levantarão a orelhuda, mas já fizeram Campanhas inesquecíveis, alcançando a final e a semi-final, exceção feita ao Napoli, que mesmo com Maradona esbarrou em um fortíssimo Real Madrid e não pode fazer história no grande palco do Futebol Europeu.
Uma questão: Foram privilegiados os clubes que nunca ganharam a competição neste Ranking.
1- A Fiorentina da temporada 1956-1957
Um dos times Italianos que mais encantou na História da Liga dos Campeões foi a Fiorentina da temporada 1956-1957. Com um futebol vistoso, o time alcançou a final nesta época, quando encarou o poderoso Real Madrid de Di Stéfano.
A decisão aconteceu no Estádio Santiago Bernabéu, lotado com mais de 120 mil pessoas. Um dos torcedores que assistiam a partida era o general Franco, fanático torcedor da equipe merengue. A partida ficou marcada como uma das melhores finais da História da Liga, e talvez, se a Fiorentina não tivesse pela frente um rival tão forte como o Real Madrid na Decisão, tivesse vencido. Mas não deu.
As mesmas 120 mil pessoas que apoiavam o Real Madrid também aplaudiram a Fiorentina, reconhecendo o esforço e a qualidade, daquela equipe liderada em campo por Sarti, Magnini, Cervato, Segato, Julinho, Virgili e Montuori, e que seria uma daquelas a entrar para a História, mesmo sem ter vencido .
Futuramente, a Fiorentina entrou também para a História como a primeira equipe da Itália a vencer um torneio organizado pela UEFA, quando foi campeã da Recopa Européia da temporada 1960-1961, após bater o Grasgow Rangers em uma decisão em dois jogos.
2- A Roma da temporada 1983-1984
Que gosto amargo deve ter sentido aquela grande Roma, perdendo uma final em casa para o Liverpool em 1984...
O jogo foi tão equilibrado que permaneceu com o placar fechado até o fim. Mas o Liverpool, após novo 0 x 0 na prorrogação, venceu nos pênaltis por 4 X 2, e se sagrou Tetracampeão Europeu .
3- O Napoli de Maradona
Maradona não ganhou a Champions? Azar da Champions!
4- O Atlético de Madrid de Diego Simeone
5- O Borussia Monchengladbach de 1976-1977
O Borussia Monchengladbach por muito pouco não se tornou o quarto time alemão Campeão da Champions League. Na época em que teve o melhor time de sua História, nos anos 70, foi contemporâneo do Bayern de Beckembauer e Gerd Müller, e do Liverpool de Bob Paisley, para quem perdeu a final da Copa dos Campeões em 1976-1977.
6- O Arsenal dos Invencibles
O Arsenal perdeu a final da Champions League de 2006 para o Barcelona do garoto Messi e de Ronaldinho em seu auge, e também deu azar em outros anos na competição, mas até hoje é lembrado pelo futebol bonito.
7- O Stade Reims da Década de 1950
O Stade Reims de Kopa e Fontaine encantou o Mundo nos anos 50, e chegou a faturar a Copa Latina, uma predecessora da Copa dos Campeões, cujo a qual o clube só não ganhou por ser contemporâneo do Real Madrid de Di Stéfano.
8 - O St. Ettienne de Platini
O maior Campeão francês (ao lado do Marselha, é claro) já viveu seus omentos de glória na Champions, especialmente quando contava com Michel Platini nas fileiras. O time chegou na Final da Copa dos Campeões de 1975-1976, perdendo para o Bayern de Munique de Beckembauer, que se sagrava Tricampeão Europeu na sequência.
9- O Dinamo de Kiev dos anos 90
O Dynamo Kiev dos anos 90 encantou o Mundo, basicamente com jogadores locais nas fileiras.
10- O Valência de Hector Cúper
O Valência alcançou duas vezes consecutivas a final da Champions: em 2000 e 2001.