Em duelo de Tricolores, válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017 de futebol masculino, o São Paulo ficou no empate em 1 a 1 com o Grêmio no estádio Morumbi, se afundando mais um pouco na zona do rebaixamento. O time Gaúcho também marcou passo, pois viu a distância de pontuação para o líder Corinthians aumentar, de seis para oito pontos na rodada, após ceder o empate, em jogo onde era superior.

Durante o primeiro tempo inteiro, o São Paulo teve a posse de bola, mas o domínio foi do Grêmio. O tricolor gaúcho adiantava as suas linhas de marcação, e provocava erros na saída de bola da equipe paulistana, fosse com os zagueiros Robert Arboleda e Rodrigo Caio, fosse com os volantes Petros e Jucilei, o que obrigava o são Paulo a lateralizar muito a posse, e ficar sem verticalidade. Quando tinha a bola, o Grêmio abusava de elementos do jogo de posição, e conseguia envolver o adversário. Assim, Pedro Rocha abriu o placar para o tricolor gaúcho, em lance onde mostrou toda a capacidade de um time muito bem encaixado.

Ni segundo tempo, Dorival Júnior mandou à campo o meio-campista Lucas Fernandes e o volante Cícero, com Cueva indo para a ponta-esquerda. Na prática, o Grêmio parecia durante todo o tempo mais perto de ampliar do que de sofrer o empate, mas a sua defesa passou a conceder mais espaços do que defendia. Em um erro de marcação na área, Lucas Fernandes aproveitou um rebote do goleiro Marcelo Grohe dentro da pequena área, e igualou o marcador.

Logo após marcar o seu gol, o São Paulo adiantou as suas linhas de marcação, e o Grêmio, sentiu o tento sofrido. Contudo, o São Paulo seguiu atacando de maneira errada, forçando demais lançamentos e cruzamentos para a área, até que o Grêmio se estabilizou novamente, passando perto de empatar, especialmente com Fernandinho, que mais uma vez entrou bem em um jogo. Mas, o tricolor gaúcho acabou parando nas defesas do goleiro Renan Ribeiro, e saiu de campo com a clara sensação de dois pontos perdidos, mesmo atuando fora de casa.



Imagem: São Paulo FC