Corinthians dominou o Palmeiras, para vencer mais uma



O Corinthians parece imparável. O timão já fez 13 jogos no Brasileirão 2017, somando 11 vitórias e dois empates, num aproveitamento de 90%. A vitória sobre o Palmeiras, por 1 a 0, mais uma vez deu mostras da força deste time alvinegro, que derrotou o atual campeão nacional. A organização do timão bateu um verdão, por vezes até bagunçado.

O Palmeiras começou o jogo no 4-2-3-1, com Bruno Henrique e Thiago Santos como volantes, Guerra na mediapunta, Roger Guedes e Dudu nos extremos, e Willian na zona central do ataque. A formação do Corinthians era similar, com Gabriel e Maycon volantes, Jadson e Romero abertos, e Rodriguinho atrás de Jô. Contudo, o futebol apresentado era muito diferente. Enquanto o Palmeiras dependia demais dos cruzamentos para a área, das jogadas individuais pelos lados, e da marcação individual avançada para criar, o Corinthians se compactava bem sem a bola, com duas linhas de quatro próximas, exercendo pressão no portador da bola. Quando roubava o esférico, o timão avançava com calma, progressão, e tranquilidade.

Com seus volantes mais plantados, Palmeiras e Corinthians jogaram muito pelos lados. E foi explorando espaços que o Corinthians chegou na vitória. Primeiro, Mina chegou atrasado, e cometeu um pênalti convertido por Jadson na primeira etapa. Depois, no segundo tempo, o jovem lateral Arana aproveitou um espaço na zona do lateral-direito, já ocupada pelo habitual extremo Roger Guedes naquele momento. O Palmeiras terminou o jogo com zagueiros de centroavante, extremos nas laterais, e parecendo perdido.

A vitória corintiana encaminha ao time virar o primeiro turno na liderança, mesmo que ainda tenhamos 65% do Campeonato a ser disputado.