Depois de vencer em casa por 2 a 0, o Santos derrotou o Corinthians nesta quinta-feira (9), por 1 a 0, com gol da artilheira Sole James, no jogo de volta da final do Brasileirão Feminino 2017, e é o grande campeão da competição. A taça vem para coroar uma grande campanha das Sereias da Vila, que eliminaram o forte time do Iranduba nas semifinais.





E a grande protagonista neste segundo jogo decisivo foi a argentina Sole Jaimes. A artilheira comandou o triunfo das Sereias, marcando um belo gol em cabeçada colocada para tirar a bola do alcance da goleira Lelê, ainda co começo do jogo. Além disso, ainda passou perto de fazer um golaço no segundo tempo, em um chute de longe. A argentina marcou ao todo durante a campanha santista 18 gols, em 19 jogos, sendo a artilheira deste Brasileirão.

Precisando reverter a desvantagem sofrida na ida, o Corinthians começou o jogo propondo, circulando a bola, e construindo as jogadas a partir da base. O trio Grazi, Ana Vitória e Gabi Nunes, tratava da organização e distribuição das ações. Mas, o tento de Sole Jaimes logo aos 16 minutos, prejudicou o mental do Corinthians, que se desestabilizou ao buscar o ataque. Em sua melhor chance na segunda etapa, a atleta Juci chutou forte, e exigiu uma grande defesa da goleira Dani. Já as sereias, com uma ampla vantagem, podiam compactar bem as suas linhas do 4-1-4-1 atrás, dominando os espaços e apostando nas transições ofensivas. Na segunda etapa, os contragolpes do Santos, comandados pelas atacante Ketlen, Sochor e Sole, eram ainda mais intensos. Nem mesmo a pressão do Corinthians na portadora da bola após as perdas era eficiente. O alvinegro tinha volume, mas não tinha os espaços, negados por um Santos que apenas esperou apito final para fazer a festa e consumar a conquista da taça.

O título vem para consagrar a retomada do projeto do Santos no futebol feminino. Com a taça, o clube está classificado para a Libertadores de 2018, competição que poderá voltar a conquistar. O projeto poderá avançar ainda mais, com um possível retorno de Marta, que ainda é apenas especulação. Por hora, vale apenas ressaltar as Sereias, que voltaram a brilhar, como tanto aconteceu em anos anteriores.