A letalidade do Real Madrid


O Real Madrid venceu, pela primeira vez na história, o Borussia Dortmund na Alemanha em um jogo de Champions, se aproveitando de defeitos aurinegros, e contando com algumas de suas principais armas, para triunfar por 3 a 1 no Westfalenstadion. Os espanhóis somam agora, seis pontos em dois jogos no grupo H da Champions, mesma pontuação do Tottenham. Os alemães e os cipriotas do Apoel ainda não pontuaram. Nas próximas duas rodadas teremos dois enfrentamentos entre os líderes, e dois duelos entre os lanternas, que podem e devem definir muito do futuro das quatro equipes na chave.

O jogo se movimentou da maneira que era esperada. O Borussia Dortmund teve a iniciativa de jogo, marcando mais na frente a saída de bola merengue. Apesar de boas transições ofensivas, contudo, o time aurinegro atacava de maneira lenta em posicional, e como já havia mostrado contra o Tottenham, e em alguns jogos da Bundesliga, falhou demais nas transições defensivas. O Borussia Dortmund posiciona seu time no campo do rival, não consegue circular com fluidez a bola, e joga com a zaga muito alta, dando ceca de 40 metros entre a última linha defensiva e o gol defendido por Burki. Hoje, o Real Madrid teve todo o campo para avançar nas suas fulminantes transições ofensivas, com Cristiano Ronaldo e Bale atacando espaços, ativados por Isco, Kroos e Modric, e uma versão já consagrada em noites européias do zagueirão Sergio Ramos.

Não foi uma noite clássica do Real de Zidane na Champions, por conta da falta de controle de ritmo em intensidade baixa no campo rival, mas foi um triunfo sem sustos. Isco conteve bem a saída de jogo do BVB com Sahin, e Ramos, Kroos e Modric fizeram o Real não perder nenhuma bola em zona perigosa, além de bater as linhas de pressão rivais com tranquilidade. Com Marcelo lesionado, Nacho foi o lateral pela esquerda, com Carvajal pela direita tendo mais a responsabilidade de dar amplitude e profundidade. Foi ele quem lançou Bale, que abriu o placar ainda no primeiro tempo.


Real Madrid vs Borussia Dortmund - Champions League - 13th September 2017 - Football tactics and formations


O segundo tempo não alterou muito o panorama do jogo. Bale conseguiu assistir bem Cristiano Ronaldo logo no começo, para o português aumentar o seu recorde de tentos na Champions. O gol sofrido obrigou o BVB a sair ainda mais. O time alemão até conseguiu descontar na sequência com o atacante gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, aproveitando uma pequena falha de Varane. Vendo o momento do gol, o técnico Bosz buscou aproveitar a natural empolgação e mandou ao campo Weigl e Dahoud para formar um 3-4-3 bem ofensivo, o que deixou o BVB ainda mais exposto defensivamente. Por mais que a equipe tenha tido chances de empatar, o Real sempre pareceu mais próximo de aumentar a vantagem, e o fez já na reta final do encontro, com Cristiano Ronaldo atacando espaço após um lançamento de Modric. O gol matou completamente o ânimo do Dortmund, e deixou o Real só esperando o apito final do árbitro, para sacramentar o triunfo.



Resultados da Terça-feira (26/09) na UEFA Champions League: Besiktas 2x0 Leipzig; Monaco 0x3 Porto; Sevilla 3x0 Maribor; Spartak 1x1 Liverpool; Napoli 3x1 Feyenorrd; Manchester City 2x0 Shakhtar Donetsk; Borussia Dortmund 1x3 Real Madrid; APOEL 0x3 Tottenham




Imagem: Divulgação