A primeira noite européia do MCN
A estreia do Paris Saint-Germain na Champions League 2017/18, marcou também a primeira noite européia do trio Neymar, Mbappé e Cavani juntos. O time parisiense foi à Escócia encarar o Celtic do técnico Brendan Rodgers. O clube britânico abriu mão do seu modelo habitual de jogo, e com uma marcação compacta e forte, tentou dificultar as coisas para o PSG, mas aos poucos, sucumbiu à movimentação e ao talento do adversário, que goleou por 5 a 0.
Os minutos iam passando no Celtic Park, com o Celtic abrindo mão de seu tradicional modelo de jogo. O time verde e branco hoje domina o futebol local, e de maneira consequente, passa a maior parte do tempo atacando em posicional. Contudo, contra o PSG, mais uma vez resolveu se adaptar em um jogo de fase de grupo de Champions. Com os dois extremos baixando muito para o meio, a equipe marcava em 5-4-1, mas tinha dificuldades na transição ofensiva. Unai Emery mandou à campo o seu time no 4-3-3, com a volta de Verratti, e dominou completamente as ações. Cavani, Neymar e Mbappé voltavam muito para trabalhar entre as linhas, por onde Rabiot também acabava caindo, gerando uma superioridade entre a defesa e o meio do Celtic. E por aí passou o domínio.
Na metade do primeiro tempo, Rabiot encontrou Neymar atacando pelo flanco esquerdo. O brasileiro cortou para dentro e abriu o placar. Ney era, dos três homens de frente, quem mais recuava para construir, e assim o fez em um lance de contragolpe, onde assistiu para Mbappé dobrar a vantagem. Ainda no primeiro tempo, Cavani, cobrando penalidade máxima, fez o 3 a 0.
Controlando totalmente o jogo a partir da posse no meio, o PSG apenas administrou as ações na segunda etapa. Já sendo goleado em casa, Rodgers, pensando no saldo de gols, mandou ao campo o australiano Rogic a, e voltou ao 4-2-3-1 habitual. Emery também passou o seu PSG para o 4-2-3-1 em uma certa altura, com as entradas de Draxler e Lo Celso nos lugares de Rabiot e Mbappé. E assim, já mais para o final da partida, a equipe francesa ampliou, com gols de Lustig, contra, após um cruzamento feito pela direita por Draxler, e Cavani, de peixinho, após um cruzamento de Kurzawa.
Mais uma vez, o PSG dominou amplamente um jogo na temporada, orquestrado pelo trio Thiago Motta-Verratti-Rabiot, e com a contundência do novo MCN na frente. O nível dos adversários ainda não é o mais alto, e a equipe ainda tem margens para evoluir, mas mostra bons sinais nestes primeiros 45 dias de bola rolando na sua temporada.
Imagem: Champions League
0 Comentários