Depois de esperar mais de 25 anos para voltar às competições da UEFA, a Atalanta estreou com força total na Europa League 2017/18. O time de Bérgamo derrotou o Everton por 3 a 0, na Itália, em jogo onde controlou completamente as ações na primeira etapa, e apenas as administrou na segunda.

Jogando em seu habitual 3-4-3, a Atalanta não deu espaços ao Everton, que atuou no 4-2-3-1, com Rooney pela esquerda, e Sigurdson na mediapunta. O time azul de Liverpool até esboçou alguma tentativa de tomar as ações, mas logo escancarou os seus defeitos, caindo diante do sistema muito bem armado por Gianpiero Gasperini. A Atalanta logo conseguiu retomar a posse, e atacava com incisão, mas sem desespero. As jogadas fluíam bem com Papu Gomez pela esquerda, e Cristante pela direita. Pelo setor canhoto, o zagueiro Massielo apoiou bastante o ataque, e teve pelo menos três chances de abrir o placar. Numa delas, a única de bola parada, acabou vencendo o goleiro Stekelemburg, que aquela altura já era destaque.


Everton vs Atalanta - Football tactics and formations

Fazendo alto uso da mobilidade de Petagna, a Dea seguiu dominando as ações. Papu Gomez ampliou, em um belo chute de fora da área, e na sequência, após uma perdida de bola do Everton no círculo central e uma transição rápida, Cristante deu números finais ao encontro. Durante a segunda etapa, bastou ao time de Bérgamo controlar os atos, e mesmo com o ritmo desacelerado com relação à primeira etapa, e as linhas um pouco mais recuadas, esteve sempre mais próximo de ampliar o placar do que de sofrer algum desconto.



Imagem: Europa League