Cruzeiro é campeão da Copa do Brasil 2017



Após um empate sem gols no Mineirão no jogo de volta, o Cruzeiro derrotou o Flamengo nos pênaltis por 5 a 3, e é o campeão da Copa do Brasil 2017. Na ida, no Maracanã, o time celeste havia adotado uma postura mais reativa, controlando espaços e entregando a bola ao Mengão, com as equipes empatando em 1 a 1. E nesta volta, o cenário não foi tão diferente.

Após a lesão de Raniel, bem no comecinho do jogo, o técnico Mano Menezes teve de fazer a primeira alteração. Pouco depois, Trauco sofreu falta, e Guerrero cobrou no travessão, em lance que deixou a torcida mineira assustada, e o jogo tenso. Thiago Neves foi adiantado para ser a referência no ataque, com Arrascaeta entrando para ficar móvel na frente das duas linhas de quatro do 4-4-2 em linha/4-2-3-1 do Cruzeiro.

Como esperado, o Cruzeiro controlou o espaço e a velocidade do jogo, o Flamengo, a bola. O Cruzeiro, procurou a todo momento fazer uma meia pressão, a partir do meio-campo, cortando linhas de passe e pressionando o rival apenas a partir da intermediária, no setor da bola. O Flamengo até tinha a posse, mas Diego era obrigado a recuar muito, com a intermediária congestionada. O jogo do Fla era forçado a sair pelos lados, e gerava pouco, com o miolo do campo congestionado. 

No segundo tempo, o Flamengo melhorou. Conseguia circular a bola melhor com Diego tendo Arão mais próximo, e Guerreiro fazendo o pivô para ativar os companheiros. Contudo, o Cruzeiro ainda conseguiu controlar o ímpeto rubro-negro, e sair um pouco mais para o campo de ataque, mas mesmo assim, o encontro terminou sem gols. 

Nas penalidades, brilhou a estrela do veterano goleiro cruzeirense Fábio. O arqueiro flamenguista Muralha decidiu cair em todas as cobranças para a direita, e não defendeu nenhuma. Já Fábio, pegou a cobrança de Diego. Coube ao meia Thiago Neves executar a cobrança que decretou a conquista cruzeirense. 

Este foi o quinto título de Copa do Brasil do Cruzeiro. O clube mineiro se iguala assim ao Grêmio, sendo os dois os maiores campeões da competição surgida em 1989. O Cruzeiro também é o primeiro clube brasileiro classificado para a Copa Libertadores 2018.



FICHA TÉCNICA:


CRUZEIRO 0 (5 ) X (3) 0 FLAMENGO


Escalações:


Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Hudson; Thiago Neves, Robinho (Rafinha, intervalo) e Alisson (Élber, 75'); Raniel (Arrascaeta, 5'). Técnico: Mano Menezes.

Flamengo: Muralha, Pará, Réver, Juan e Trauco; Cuéllar, Arão e Diego; Berrío (Rodinei, 84'), Everton (Paquetá, 79') e Guerrero. Técnico: Reinaldo Rueda.


Na disputa de pênaltis (5x3): 
Cruzeiro: Henrique, Léo, Hudson, Diogo Barbosa e Thiago Neves acertaram.
Flamengo: Guerrero, Juan e Trauco acertaram; Diego errou.

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Ezequiel, Hudson (Cruzeiro); Pará, Guerrero (Flamengo)
Data e Horário: 27/9/2017, às 21h45 (horário de Brasília)
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)







Imagem: Copa do Brasil