Um time que começa de trás para frente. O Corinthians sofreu apenas 26 gols em 46 jogos no ano, e nove em 19 partidas no Brasileirão 2017. Dados fantásticos, que escancaram a organização defensiva da equipe do técnico Fabio Carille. Herança dos tempos de Tite e Mano Menezes, o segundo conceitos defensivos do Timão foram evoluídos com Carille, estabelecendo cada vez mais parâmetros para as transições e as fases posiciona-se. A partir daí, o Corinthians se tornou muito forte, e se não é perfeito, se tornou quase imbatível.
O Corinthians, não é o time de maior investimento do Brasil, e nem o que reúne mais talentos. Contudo, conta com ótimos jogadores, que executam funções, quase que padronizadas. A marcação é sempre feita por zona, com pressão no portador da bola como era nos tempos de Tite. As linhas defensivas do Corinthians estão sempre compactas, dominando os espaços, e tirando a profundidade do ataque adversário. Assim, o adversário não consegue gerar linhas de passe, e tem dificuldades parar infiltrar na área Corintiana.
Um dos extremos Corintianos, sempre volta paralelamente à última linha defensiva, formando uma linha de cinco atrás. Como o time está compacto ao defender, também tem mais chances de sair com qualidade para o contragolpe. E como ataca compacto, também se recompõe bem quando perde a bola. Bem organizados e aplicados, os jogadores cumprem ordens e se desgastam menos.
O Corinthians já bateu vários recordes do Brasileirão na era de pontos corridos, fazendo a melhor campanha na história de um turno desde de 2006 (47 pontos), e já soma uma de suas maiores invencibilidades em 107 anos de história. Números de um time histórico, que é favorito ao título do Brasileirão 2017, e parece não ter limites.
Imagem: Corinthians
0 Comentários