O Tottenham de Mauricio Pochettino deu mais uma mostra da sua força nesta Terça-feira. Mostrando como amadureceu, os Spurs foram à Espanha e arrancaram um ponto do Real Madrid no Santiago Bernabéu, graças a uma atuação muito sólida no aspecto defensivo, auxiliada ainda por boas intervenções de Llorris. O nível abaixo do habitual do Real Madrid também colaborou, com um resultado que foi importante, mas a mudança de postura dos londrinos, abandonando a pressão alta da Premier League, em troca de linhas mais baixas, foi admirável.
O Tottenham já vem testando há algum tempo, uma linha de cinco defensiva. O bielsista Pochettino, tem utilizado nos Spurs o sistema base do bielsismo, um 3-4-2-1, que vira 5-3-2 quando os alas baixam em fase defensiva. Assim, o time de Zinédine Zidane não teve dificuldades para dominar a posse de bola, mas não conseguiu circular com fluidez o esférico pelo último terço do campo. As duas linhas mais recuadas do Tottenham atuavam bastante baixas, e muito compactas, não dando espaços entre elas, e nem nas costas delas. Desde a temporada passada, os Blancos precisam do jogo cadenciado dos interiores Luka Modric e Toni Kroos e do mediapunta Isco Alarcón para criar, já que sem extremos, não há desequilíbrios pelos lados. Benzema também é um centroavante de apoios, e não de área ou profundidade, o que dificultou mais ainda as ações.
Com a bola, o Tottenham buscava ativar a parceria entre o francês Sissoko e o carrillero costa-marfinense Serge Aurier, buscando cruzamentos para o atacante espanhol Fernando Llorente, ou lançamentos para Kane. Foi assim que o time abriu o placar, com Varane marcando contra, após um cruzamento de Aurier por baixo, que Kane desviou. Cristiano Ronaldo empatou ainda na primeira etapa, cobrando um pênalti sofrido após uma infiltração de Kroos na área.
O segundo tempo teve o Real Madrid pressionando bem mais pós perdas, com Casemiro muito presente no campo de ataque. Abafando mais o rival, o time merengue passou a rondar e arrematar também mais contra a meta de Lloris, que fez algumas intervenções importantes, assim como Navas, em escapadas dos Spurs, que seguiam buscando forçar o jogo em Llorente, que castigou bastante a defesa dos Blancos. Com o empate em 1 a 1, fica a expectativa por mais um grande jogo daqui há duas semanas, em Londres.
A rodada deixa assim, Real Madrid e Tottenham bem próximos da classificação, já que ambos somam sete pontos no grupo H, com o Borussia Dortmund, que ficou no empate em 1 a 1 com o Apoel no Chipre, empatado com os cipriotas com um ponto.
Imagem: Tottenham Hotspur
0 Comentários