Mais uma vez o Barcelona fez uma partida apenas meia-boca, e não saiu do empate com o Olympiacos nesta terça-feira (31), em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Uefa Champions League 2017/18. A equipe catalã tentou bastante, principalmente na segunda etapa, mas não conseguiu furar a defesa dos gregos. Com o resultado, somado ao empate entre Sporting e Juventus, o Barcelona fica consolidado na liderança com dez pontos, embora ainda não garanta matematicamente a vaga nas oitavas-de-final. Este foi o primeiro ponto do Olympiacos, que segue na última colocação da chave. Dia 22 de novembro, o Barcelona vai à Itália encarar a Juventus, em um jogo fundamental.


O Barcelona foi ao Pireo em busca da vitória. Em seu 4-4-1-1 dos últimos jogos, o time de Ernesto Valverde marcou alto e cercou bastante a área do Olympiacos, mas dependeu demais do trabalho de Messi entre as linhas gregas, que estavam muito bem compactadas, e baixavam conforme o avanço blaugrana, defendendo em posicional extremamente bem os espaços da área e arredores. Suárez segue em um momento ruim, e a sua pontaria não contribuiu em nada para o Barça converter uma das chances que teve no primeiro tempo.


Barcelona vs Olympiacos - Football tactics and formations


No começo do segundo tempo, o Olympiacos subiu um pouco a sua marcação no começo do jogo, conseguiu roubar em zonas da intermediária, e levar perigo, especialmente ao ativar os extremos. Estes movimentos, contudo, só duraram até o Barcelona oxigenar o seu time com alterações, e voltar a controlar a posse e as ações, mas sem efetividade.



Imagem: Getty Images