Um jogo histórico. Assim, podemos definir o dérbi do Ruhr disputado neste dia 25 de novembro de 2017, entre Borussia Dortmund e Schalke 04. Os aurinegros chegaram a estar vencendo por 4 a 0, mas sofreram o empate, em partida marcada por quatro fases bem distintas, e de muita tensão.
O começo do Borussia Dortmund foi bem superior. Jogando no Signal Iduna Park, o time aurinegro teve a iniciativa, formatado em um 3-4-2-1 pelo técnico holandês Peter Bosz. A intenção clara, era jogar pelos lados, com os dois alas, Raphael Guerreiro e Pulisic. As jogadas partiam em geral da esquerda para a direita, e encontravam espacos na defesa do Schalke. Assim, surgiu a tabela que resultou no primeiro gol aurinegro, marcado por Aubameyang.
A partir do tento, a partida ficou com um cenário aberto e de transições, com um Borussia Dortmund animicamente superior, e usando os lados e a velocidade de Aubameyang, chegando a mais três gols, e abrindo uma goleada de 4 a 0. Antes do segundo tempo começar, o técnico Domenico Tedesco, do Schalke, mudou três peças, melhorando seu 3-4-3 e ficando bem mais ofensivo.
Os azuis reais foram adiantando suas linhas de marcação, dificultando a saída de jogo aurinegra, e atacando nos espaços entre os alas e zagueiros do Dortmund, com Goretzka, mais os dois pontas, Harit e Konoplyanka. O Borussia Dortmund não tinha grande intensidade dos homens de frente na marcação, e os dois alas, Pulisic e Guerreiro, defendiam de maneira errada em posicional.
Aos poucos, o Schalke ficou melhor no jogo, foi descontando e assumiu o controle, especialmente após a expulsão de Aubameyang, e o BVB passar a atuar com quatro defensores atrás. Até que, nos acréscimos, Naldo igualou o placar, para a perplexidade dos torcedores que assistiam o jogo.
0 Comentários