O projeto de Mauricio Pochettino no Tottenham já conta com uma noite de glórias em Wembley. O time londrino, com autoridade, derrotou o Real Madrid por 3 a 1, em jogo válido pela terceira rodada da fases de grupos da Champions League 2017/18, e já está classificado para as oitava sedes final, com antecipação.

O 4-3-1-2 do time de Zidane, armado para o ingresso de Isco, foi feito para com qualidade, mascarar os defeitos estruturais blancos. Contudo, não foi isto que ocorreu contra os comandados de Mauricio Pochettino. O argentino preparou o seu time para conter o ímpeto ofensivo da equipe espanhola, e castigar suas debilidades defensivas.

Pochettino postou novamente o seu time em um 5-3-2, que buscava proteger o miolo, sem dar espaço entre as linhas, travando as armas do Real Madrid dos centrocampistas. As duas linhas dos Spurs atuavam muito próximas, contrastando subidas estratégicas com compactação baixa. Os dois alas atuavam bem baixos, tirando totalmente a profundidade de um Real Madrid que não tem extremos. Sem trabalho pelos lados e entre as linhas, a principal arma merengue era com os laterais, que acabavam cruzando na área, que estava bem defendida, assim como os arredores, pelos defensores do Tottenham.

Quando tinha a bola, o Tottenham avançava, oferendo apoio à Kane e Dele Alli. Num destes lances, a bola chegou a Kieran Trippier, que cruzou para o gol  de Delle Alli, que abriu o placar. O tento perturbou ainda mais o Real, que dependia demais da saída de bola e dos apoios de Sergio Ramos para resistir ao domínio inglês.


Tottenham vs Real Madrid - Football tactics and formations

Na segunda etapa, Dele Alli voltou a aprontar. Depois de um passe de Eric Dier, o jogador britânico passou por dois adversários e arrematou para marcar o segundo gol do jogo. Neste lance, a bola ainda bateu em Sergio Ramos, antes de trair Kiko Casilla. O jogo seguiu correndo na de feição do Tottenham.

O Real Madrid, veio a sofrer o terceiro gol aos 65 minutos. Harry Kane passou a bola para Christian Eriksen, que aumentou a vantagem dos Spurs. O Real Madrid ainda chegou a descontar aos 80 minutos, com Cristiano Ronaldo. No entanto, o gol do atacante português não foi o bastante para uma reação merengue.

Como dito, com esta vitória, o Tottenham, o já está na próxima fase da Liga dos Campeões, liderando o Grupo H, com 10 pontos. O Real Madrid está em segundo lugar com sete pontos, enquanto Borussia Dortmund e APOEL, têm dois pontos cada.