Depois de se encontrarem há duas semanas, em Londres, Chelsea e Roma se enfrentaram nesta Terça-feira (31), na capital italiana, em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18. A partida era para lá de decisiva, dada a situação do grupo C, e contou com uma versão bastante efetiva da equipe de Eusebio di Francesco, que abriu o placar logo no início, e apesar de não ter o controle absoluto do jogo a todo momento, conseguiu ampliar e consolidar a vitória, adquirindo de maneira consequente os três pontos que lhe colocam na liderança da chave.

A Roma abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, com El Shaarawy. Mesmo sofrendo o gol, o Chelsea não se intimidou. O time de Antonio Conte controlou bem as ações com Bakayoko no lugar do lesionado Kanté, e especialmente Fábregas, que ativava bem Eden Hazard entre as linhas, na esquerda. Contudo, as chances criadas pelos Blues com o próprio belga, e os atacantes espanhóis Morata e Pedro acabaram parando nas mãos de Alisson, que vive ótima fase  a baliza, ou foram por cima da meta. A Roma, apesar de uma marcação meio frouxa no meio, que não dificultava as ações de Fábregas, conseguiu especular, sobretudo ao chegar na área. Apesar da linha de cinco defensiva  dos Blues não dar profundidade aos romanos, os problemas defensivos ocorreram. Conte apostou em uma zaga com Cahill (Azpilicueta foi ala-direito), David Luiz e Rudiger, mas, especialmente os dois últimos, não vivem bons momentos. O alemão errou ao tentar espanar uma bola, e deu a chance para o ítalo-egípcio El Shaarawy ampliar. Este gol, na reta final do primeiro tempo, mudou o cenário da partida, e entregou o domínio ao time italiano.


Chelsea vs Roma - Football tactics and formations


No segundo tempo, o panorama no Olímpico de Roma seguiu com domínio local. Conte colocou Willian no lugar de Cahill, e pôs Pedro de ala direito, com Azpilicueta na zaga. Contudo, Diego Perotti fez uma bela jogada, e com um grande chute de direita, fez um golaço de fora da área. Perotti ainda teve a chance de marcar o quarto gol romanista, após um contragolpe puxado por Dzeko, mas falhou. Mesmo assim, apenas as intervenções de Courtois evitaram que a Roma aplicasse uma goleada no time de Antonio Conte. O 3 a 0 abateu totalmente o atual campeão inglês, que viu o Atlético de Madrid apenas empatar na capital espanhola com o Qarabag em 1 a 1, e não deve temer uma perda de vaga para as oitavas-de-final.